MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Lançado plano de previdência complementar dos advogados

Lançado plano de previdência complementar dos advogados

Da Redação

quarta-feira, 22 de março de 2006

Atualizado em 21 de março de 2006 16:30


Lançado plano de previdência complementar dos advogados


Mais de 600 convidados - entre presidentes de Subsecções, conselheiros, advogados e autoridades - estiveram presentes na sede do Jóquei Clube de São Paulo, na última segunda-feira (20/3), para o lançamento do OAB Prev-SP - plano de previdência privada complementar exclusiva para os advogados paulistas, da OAB/SP e CAASP, que terá a Icatu Hartford como gestora do fundo e a Mongeral como responsável pela comercialização e pelo seguro.


Durante a solenidade, o presidente da OAB/SP, Luiz Flávio Borges D'Urso, deu posse à Diretoria , Conselho Deliberativo e Conselho Fiscal do OAB Prev-SP, que será presidido por Octávio Augusto Pereira de Queiroz Filho, tendo Sidney Uliris Bortolato Alves, como diretor administrativo e de benéficos e Marcos da Costa, como diretor financeiro. Nenhuma das funções é remunerada. Farão parte do Conselho Deliberativo: Jarbas Antonio Biagi, (presidente), Luís Ricardo Marcondes Martins (vice-presidente), Roberto Eiras Messina, Silvânio Covas, Elizeu Amaral Camargo e Aparecida Ribeiro Garcia Pagliaini. Integram o Conselho Fiscal: Braz Martins Neto, Fábio Marcos Bernardes Trombetti e Flávio José de Souza Brando.


Em seu discurso, o presidente da OAB/SP destacou o apoio importante do presidente do Conselho Federal, Roberto Busato, na concretização do sonho de uma previdência complementar para os advogados, e também de seu antecessor, o conselheiro federal emérito, e conselheiro nato, Rubens Approbato Machado. "Este era o último compromisso de campanha que faltava realizar", afirmou D'Urso. Na avaliação do presidente da OAB/SP, a aposentadoria complementar não é uma preocupação no início da atividade profissional, mas é fundamental " termos uma reserva programada quando as forças vitais não são tão intensas e ter um seguro, porque ninguém está livre de uma fatalidade , garantindo o respaldo financeiro a familiares e dependentes", comentou. Ao final, D'Urso lembrou, uma frase que sempre repetiu durante a campanha à presidência: de que o sonho sonhado sozinho, não passa de um sonho; mas sonhado coletivamente se concretiza, sendo ovacionado pelos presentes.


O presidente da Caasp, Octávio Augusto Pereira de Queiroz Filho, em sua manifestação, enfatizou os oito anos de trabalho que antecederam o lançamento oficial da OAB Prev-SP, que começou na gestão Approbato na Seccional, que criou uma comissão para estudar o assunto. Também destacou a baixa taxa de administração do plano da OAB/SP - CAASP e fez agradecimentos a todos que colaboraram na concretização do OAB Prev-SP, especialmente o presidente do Conselho Federal, Roberto Busato, " que deu continuidade a esse importante trabalho".


"O advogado é um ser diferenciado. No fundo temos espírito quixotesco e de muita persistência", afirmou o presidente do Conselho Federal, Roberto Busato, para evidenciar que as facetas do lançamento da previdência complementar dos advogados de São Paulo. " Sai do discurso e parte para a realização. Parabenizo o presidente D'Urso pela concretização desse sonho e que a OAB SP continue a fazer história", destacou.


Para Nilson Molina, presidente do Conselho de Administração da Mongeral, o advogado até pode comprar um plano de previdência complementar semelhante no mercado. " Mas a maior singularidade do OAB Prev-SP está no fato de ser a OAB. Tenho certeza que, em curto período, será o maior plano de previdência complementar do Brasil", afirmou Molina.


Na avaliação do secretário estadual da Previdência Social, Odacir Reis, que representou o ministro da Previdência Social, o plano de previdência complementar é uma poupança privada protegida, que envolve capacidade de poupar e cultura previdenciária, que vem sendo construída no Brasil, sendo uma percepção cada vez mais presente. "Aquele que viverá 150 anos já está entre nós", brincou para ressaltar a importância da cultura da previdência.


Ao final do evento, correram três páreos: Icatu Hartford, Montegral e OAB Prev -SP.
____________