MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Patente de medicamento de tratamento da AIDS é nula
Saúde

Patente de medicamento de tratamento da AIDS é nula

A decisão é da JF/RJ.

Da Redação

quarta-feira, 22 de julho de 2015

Atualizado às 07:48

O juiz Federal Eduardo André Brandão de Brito Fernandes, da 25ª vara Federal do RJ, julgou procedente pedido da Cristália Produtos Químicos Farmacêuticos Ltda. para declarar a nulidade de patente que cobre formulação para o medicamento ritonavir, uma das drogas que compõe o coquetel antiaids.

A ação foi proposta pelo Cristália Produtos Químicos Farmacêuticos e foi conduzida pelos advogados Sergio de Regina, Alexandre Domingues Serafim e Lucas Garcia de Moura Gavião, os dois últimos sócios do escritório Lilla, Huck, Otranto, Camargo Advogados.

A autora alegou que a patente foi concedida de forma indevida, ao arrepio aos artigos 8º, 13, 24 e 25 da lei 9.279/96, tendo em vista a ausência de novidade, atividade inventiva, insuficiência descritiva e carência de fundamentação. Ainda, sustentou que o princípio ativo do ritonavir está em domínio público, e que uma das rés tenta obter exclusividade do referido composto.

Nulidade

De início, o julgador consignou que privilegia o direito do inventor, "por acreditar que todo o desenvolvimento da Humanidade decorreu da tecnologia e do estudo". Porém, afirmou que não é possível proteger o que não é considerado novo, o que é insuscetível de gerar uma nova patente, e nessa linha considerou a procedência da ação.

Fazendo referência a detalhado laudo pericial, de mais de 300 folhas, segundo o qual afastou a existência de atividade inventiva em relação ao estado da técnica, Eduardo André Brandão declarou a nulidade da patente de invenção.

"Os requisitos do Artigo 273, I, do Código de Processo Civil, estão presentes, consubstanciada a prova inequívoca de verossimilhança da alegação na manutenção de uma patente nula, e o risco de dano irreparável nos altos custos para a sociedade (consumidores e governo) de aquisição de um medicamento com patente nula, devendo ser concedida a antecipação dos efeitos da tutela para que sejam suspensos os efeitos do respectivo registro no prazo de até 30 dias desta."

A patente declarada nula é de titularidade da Abbott Laboratories, que distribui o medicamento a base de ritonavir sob a marca Norvir.

  • Processo: 0024234-23.2013.4.02.5101

_____________

Patrocínio

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...