MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Escritório completa 25 anos visando ampliar leque de serviços
Jubileu de prata

Escritório completa 25 anos visando ampliar leque de serviços

Braga & Moreno Consultores e Advogados foi fundado no dia 1º de agosto de 1990.

Da Redação

sexta-feira, 31 de julho de 2015

Atualizado em 30 de julho de 2015 09:33

Quarta-feira, 1º de agosto de 1990. O país vive dias de austeridade econômica por conta do Plano Collor, nova moeda, preços congelados e a alta carga tributária do PIB.

Apesar de todos esses obstáculos, o advogado Waldir Luiz Braga decidiu aproveitar sua experiência tributária e abriu seu próprio escritório. O desafio era enorme, mas ele estava decidido a apostar no futuro do país.

Inicialmente modesta, a banca Braga & Moreno Consultores e Advogados foi crescendo com o passar dos anos, aumentando sua carteira de clientes graças à prestação de serviços com qualidade e com agilidade - lema seguido com dedicação até hoje. Passados 25 anos, a B&M se transformou em referência entre as principais bancas de advocacia do país.

Hoje, o país também vive momentos tão difíceis como aqueles de 1990. Mas, apesar das dificuldades, dr. Braga é um otimista. Ao comemorar um quarto de século à frente da B&M no próximo dia 1º, ele mira o futuro com a mesma certeza de quando decidiu fundar seu escritório.

Como revela nesta entrevista exclusiva ao Migalhas, o advogado Waldir Luiz Braga pretende, ao lado de sua equipe de colaboradores, envidar esforços no sentido de consolidar o escritório também em outras áreas, como societária, contratual, penal tributário e contencioso cível.

Fundação da B&M.

"A ideia de constituir o escritório nasceu enquanto eu ainda era diretor da Arthur Andersen, uma das grandes empresas de auditoria. Nas empresas de auditoria, preponderavam as pessoas com formação acadêmica em ciências contábeis e em administração de empresas. Na Arthur Andersen não era diferente. Eu era uma das raras exceções, por minha formação em Direito. E foi justamente essa característica que me fez pensar em abrir meu próprio escritório. Embora a Arthur Andersen tenha sido um excelente local para meu desenvolvimento profissional, lá eu ficaria restrito à atuação em consultoria, sem poder exercer a advocacia tributária em sua plenitude. Foi por isso que fundamos a B&M."

Crescimento da B&M

"Nestes 25 anos de trajetória, a B&M obteve um grande crescimento, mantendo e ampliando sua carteira de clientes. Hoje, contamos com cerca de 100 colaboradores, além de advogados correspondentes nas principais cidades do Estado de São Paulo e nas capitais de todos os Estados do país. Apesar de o mercado jurídico ter se tornado cada vez mais competitivo nos últimos anos, a B&M tem conseguido, por reiteradas vezes, figurar entre as mais admiradas bancas de advogados do Brasil, não só em sua tradicional área tributária, como também na área societária, que tem ganhado destaque nos últimos anos."

Projetos sociais

"Nossa maneira de colaborar com projetos sociais sempre foi através da prestação de serviços jurídicos pro bono para algumas instituições sem fins lucrativos. Nosso melhor exemplo é a Casas André Luiz, que auxilia milhares de pessoas diariamente por meio do acolhimento de portadores de necessidades especiais, bem como pela prestação de serviços ambulatoriais à população de baixa renda."

Plano de carreira

"O plano de carreira sempre foi um diferencial da B&M. Aqui, gostamos de apostar em jovens talentos e de investir no treinamento e na capacitação das pessoas. Tanto é assim que meu sócio Cesar Moreno, e que hoje também dá nome ao escritório, desenvolveu sua carreira inteiramente aqui na B&M, tendo começado como estagiário. Nosso plano de carreira leva em consideração não só a evolução acadêmica e técnica dos advogados, mas também o desempenho nas atividades promocionais e no relacionamento com clientes e demais integrantes da equipe. Além disso, também levamos em consideração a produtividade da pessoa. Todos esses critérios são analisados anualmente para fins de avaliação do desempenho individual e de evolução dentro da sociedade."

Futuro

"Para os próximos 25 anos, pretendemos focar nossos esforços de maneira a consolidar o escritório também nas áreas societária e contratual, que demonstram grande potencial de crescimento, considerando que já possuímos expertise e a demanda dos clientes tem aumentado nesses segmentos. Da mesma forma, buscaremos ampliar o leque de serviços jurídicos aos nossos clientes, com o desenvolvimento de novas áreas de atuação, como é o caso do penal tributário e do contencioso cível."

Composição atual dos sócios da B&M, em pé, a partir da esquerda: César Moreno, Fernando Grasseschi Machado Mourão, Francisco Papellás Filho, João Marques Neto, Carolina Rota, Marcelo Braga Costruba, Fábio de Almeida Garcia e Thiago Mendes Gonçalves Garbelotti; sentados, a partir da esquerda: Valdirene Lopes Franhani, Waldir Luiz Braga e Renata Freires de Almeida.

César Moreno, Marcelo Braga Costruba e Waldir Luiz Braga, na festa pelos 15 anos da B&M, em agosto de 2005.

Os sócios César Moreno e Waldir Luiz Braga, na festa em comemoração dos 20 anos da B&M, em agosto de 2010.

Handrik de Sá Cabral, que ingressou na B&M em 1991, como boy, e hoje é diretor administrativo, e Waldir Luiz Braga.

Waldir Luiz Braga e sua secretária, Karla Marques, que está na B&M desde a fundação.

Waldir Luiz Braga e a secretária Claudia Pestana Rangel, que está na B&M desde 1995.

_______________