MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Câmara aprova alteração na lei que regulamenta profissão de corretor de seguros
Corretagem

Câmara aprova alteração na lei que regulamenta profissão de corretor de seguros

Proposta exige que corretores passem por exames anuais e prevê pagamento de corretagem mesmo quando o seguro for contratado diretamente com a seguradora.

Da Redação

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Atualizado às 09:07

A CCJ da Câmara aprovou nesta quarta-feira, 12, uma atualização da lei 4.594/64, que regulamenta a profissão de corretor de seguros. O novo texto (PL 4.976/13) exige a aprovação do corretor em exames anuais ou cursos presenciais promovidos pela Fundação Escola Nacional de Seguros (Funenseg), ou por outra instituição autorizada pelo órgão regulador de seguros - atualmente a Superintendência de Seguros Privados (Susep).

A proposta também prevê o pagamento de corretagem mesmo quando o seguro for contratado diretamente dom a seguradora. De acordo com a norma, a Funenseg vai recolher um valor médio definido pelo mercado.

A intenção original do PL era regulamentar o pagamento dos valores da corretagem e proibir descontos administrativos feitos pelas seguradoras, o que permaneceu no texto aprovado.

O valor da corretagem poderá ser pago pelas seguradoras proporcionalmente aos valores recebidos. E os descontos administrativos só serão permitidos se forem previstos em lei ou por decisão judicial. Em caso de cancelamento do seguro, pelo contratante ou contratado, a comissão paga ao corretor de seguros não poderá ser estornada ou restituída, a não ser que tenha havido erro.

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público ampliou a proposta original e atualizou a lei 4.594/64, prevendo, por exemplo, divulgações por meio eletrônico dos registros de corretores e de empresas do setor.

O relator na CCJ, deputado Décio Lima, defendeu a constitucionalidade do projeto. Como tramitava em caráter conclusivo, o texto segue para análise do Senado.