MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Pagamento de dívidas do consumidor cai 1,1% no acumulado do ano
Dados

Pagamento de dívidas do consumidor cai 1,1% no acumulado do ano

Varejo acumula queda de 13,8% no ano, no pagamento de dívidas do consumidor.

Da Redação

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Atualizado em 13 de agosto de 2015 12:35

O indicador de recuperação de crédito – obtido a partir da quantidade de exclusões dos registros de inadimplentes – apontou queda de 1,1% no acumulado do ano (jan a jul/15) na comparação com o mesmo período do ano anterior, de acordo com dados nacionais da Boa Vista Serviços S/A.

No acumulado em 12 meses (período que abrange agos/14 até jul/15 contra os 12 meses antecedentes), houve queda de 2,6% no pagamento de dívidas do consumidor. Na variação interanual (jul/15 contra jul/14) o indicador apresentou alta de 1,2%. Já na análise mensal (jul/15 contra jun/15), da série de dados ajustada sazonalmente, houve alta de 8,0%.

A queda registrada na análise de longo prazo do indicador pode ser explicada pelo cenário de maior deterioração das variáveis macroeconômicas, tais como o desaquecimento do mercado de trabalho, inflação em níveis elevados, aumento dos juros, entre outros. Fatores que por sua vez impactam diretamente nos orçamentos familiares. Ainda assim, observa-se que a amplitude na avaliação acumulada em 12 meses tem permanecido em um mesmo nível neste ano, começando a demonstrar indícios de retomada de crescimento. Desta forma, a recuperação de crédito deve retornar a um patamar próximo à estabilidade na comparação com 2014.

Regiões

Na comparação dos dados acumulados em 12 meses observou-se alta nas regiões Centro-Oeste (3,6%), Sul (1,6%) e Norte (0,5%). Já as regiões Sudeste e Nordeste apresentaram quedas de 4,8% e 2,4%, respectivamente, mantida a base de comparação.

Varejo

O indicador que considera a recuperação de crédito no setor varejista registra queda de 13,8% no acumulado de 2015 (jan/15 a jul/15), na comparação com o mesmo período do ano anterior. Na comparação interanual (jul/15 contra jul/14) houve queda de 8,5% no pagamento de dívidas.

Considerando a análise mensal (jul/15 contra jun/15) o indicador apresentou leve alta de 0,3%, na série dos dados dessazonalizados. Na mesma base de comparação, todas as regiões apresentaram queda no pagamento de dívidas, exceto a região Sul, que apresentou um crescimento de 7,7%.

____________________


Patrocínio

OLIVEIRA & ARAUJO SOCIEDADE DE ADVOGADOS
OLIVEIRA & ARAUJO SOCIEDADE DE ADVOGADOS

OLIVEIRA & ARAUJO SOCIEDADE DE ADVOGADOS O Oliveira & Araújo Sociedade de Advogados, é um moderno escritório de advocacia privada e consultoria jurídica registrado na OAB/MG sob o número 3.549, e que se dedica há cerca de 15 anos, principalmente à administração de contencioso de massa...

instagram
SPENASSATTO ADVOGADOS
SPENASSATTO ADVOGADOS

SPENASSATTO SOCIEDADE DE ADVOGADOS

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram