MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio da obra "Prismas do Direito Eleitoral - 80 Anos do Tribunal Eleitoral de Pernambuco"
Promoção

Resultado do sorteio da obra "Prismas do Direito Eleitoral - 80 Anos do Tribunal Eleitoral de Pernambuco"

A atuação dos tribunais eleitorais, portanto, não se restringe à atividade jurisdicional.

Da Redação

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Atualizado em 13 de agosto de 2015 13:24

A obra "Prismas do Direito Eleitoral - 80 Anos do Tribunal Eleitoral de Pernambuco"

(Fórum - 205p.), coordenada por Ricardo de Oliveira P. Barreto e Walber de Moura Agra, com a coautoria de Karina Kufa, é a próxima a ser sorteada.

A estrutura da Justiça Eleitoral, idealizada pelo Código de 1932, mantém-se até hoje com pequenas modificações e tem como órgãos de cúpula o Tribunal Superior Eleitoral, em âmbito nacional, e os Tribunais Regionais Eleitorais, em cada um dos estados federados. A "terra dos altos coqueiros" não deixou de atender aos reclamos da sociedade e ao novo Código. Às treze horas do dia 02.08.1932, sob a presidência do Desembargador Luiz Cavalcanti Lacerda de Almeida, foi instalado o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco. Expurgada pelo Estado Novo, em 1937, a Justiça Eleitoral renasceu oito anos depois em todo o país pelas mãos do pernambucano Agamenon Magalhães, então Ministro da Justiça.

Nesses oitenta anos, a Justiça Eleitoral vem prestando serviço essencial à democracia brasileira. Cotidianamente, os órgãos eleitorais cuidam dos registros pertinentes à base da soberania popular, registrando e identificando o corpo de eleitores.

A atuação dos tribunais eleitorais, portanto, não se restringe à atividade jurisdicional. Mais do que julgadores, as cortes eleitorais exercem a importante atividade administrativa-eleitoral, ou seja, executam as tarefas e providências necessárias para a realização das eleições e processos de consulta que viabilizam o exercício da soberania popular.

Sobre os coordenadores e coautora :

Ricardo de Oliveira P. Barreto é mestre e doutor em Direito pela UFPE e é desembargador do TJ/PE. Atualmente é professor da Escola da Magistratura do Estado de Pernambuco e professor assistente da Universidade Católica de Pernambuco. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Público e Processual Civil.

Walber de Moura Agra possui graduação em Direito pela Universidade Estadual da Paraíba, mestrado em Direito pela UFPE e doutorado em Direito pela UUFPE/Università degli Studio di Firenze. Pós-doutor em Direito Constitucional pela Universidade Montesquieu Bordeaux IV. Professor.

Karina Kufa é advogada. Pós-graduada (lato sensu) em Direito Eleitoral e Processual Eleitoral pela Escola Judiciária Eleitoral Paulista - EJEP (2011-2013). Pós-graduada (lato sensu) em Direito Administrativo pela PUC/SP.

__________

Ganhadora :

Paula Mendes Bello, de São Luís/MA.

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...