MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Município paulista não pode dispensar devedores do pagamento de honorários
Honorários

Município paulista não pode dispensar devedores do pagamento de honorários

PL de anistia aprovado pela Câmara de Taboão da Serra/SP dispensava honorários advocatícios para facilitar pagamento de dívidas com o município.

Da Redação

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Atualizado às 09:11

A prefeitura municipal de Tabõao da Serra/SP está proibida de dispensar devedores do pagamento de honorários advocatícios. A antecipação de tutela foi concedida pelo juiz de Direito Rafael Rauch, da 1ª vara Cível da comarca de Taboão da Serra/SP.

No último dia 4, a Câmara municipal aprovou um projeto de lei de anistia (PLC 8/15) que, para facilitar o pagamento das dívidas com o município, dispensava o devedor do pagamento dos honorários advocatícios, contanto que fosse cumprido o acordo de parcelamento firmado com o governo.

"Art. 3º (...)

Parágrafo único Nas hipóteses constantes no caput, os devedores ficam dispensados do pagamento dos honorários advocatícios cabíveis, desde que cumpram integralmente o acordo de parcelamento de que trata a presente Lei Complementar."

Ao conceder a liminar, o magistrado destacou que a LC municipal 331/15 padece de inconstitucionalidade.

"Ora, além dos honorários não pertencerem à municipalidade, a matéria se refere a Direito Processual Civil, cuja competência para legislar é privativa da União. A par disso, há perigo de ineficácia da medida, caso seja concedida somente ao final do processo, pois a lei municipal está para ser aplicada com a anistia dos honorários advocatícios."

O descumprimento está sob pena de configuração de crime de desobediência por parte da pessoa responsável de atender esta decisão, bem como pagamento de multa equivalente aos honorários anistiados.

  • Processo: 1005096-73.2015.8.26.0609

Confira a liminar.