MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Ilegalidade Oficial

Ilegalidade Oficial

Da Redação

terça-feira, 28 de março de 2006

Atualizado em 27 de março de 2006 12:08


Ilegalidade Oficial


A AASP - Associação dos Advogados de São Paulo, entidade sexagenária que conta com mais de 82 mil associados, vem a público para repudiar o ato criminoso e imoral que importou na quebra do sigilo bancário do cidadão Francenildo Costa.


Eivada de ilegalidades, arbitrária e reveladora do menoscabo para com os direitos do cidadão, a atitude viola não apenas princípios constitucionais, mas também éticos.


Consternado com o episódio, que possui clara relevância jurídica, o Conselho Diretor da AASP - Associação dos Advogados de São Paulo deliberou oficiar o Ministério da Justiça, o Ministério Público Federal e a Presidência da CPI dos Bingos, manifestando seu inconformismo e, ainda, solicitando rápida apuração dos fatos, dentro dos estritos ditames legais.


É inacreditável que, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, o sigilo bancário de um cidadão seja violado pela própria instituição que deveria zelar por ele.


Há fortes indícios a demonstrar que a quebra criminosa do sigilo bancário do caseiro Francenildo Costa teve por finalidade desmoralizar seu testemunho, o que a torna ainda mais revoltante. E pior: os fatos apontam para o envolvimento de autoridades e funcionários públicos, cuja conduta abala fortemente a credibilidade de instituições essenciais à democracia. É o Estado, por meio de seus agentes, direta ou indiretamente, violando a Constituição.


Este fato criminoso merece apuração rigorosa e célere, não podendo ficar apenas no discurso vazio de iniciativa, que anuncia a investigação, mas que, na realidade, nada esclarece, como vem ocorrendo com outras situações que tenham alguma conexão com autoridades governamentais.


Cumpre pôr um ponto final nos desmandos que, como este, assolam o País, sem que sejam tomadas providências eficazes para coibi-los. Os advogados de São Paulo, reunidos na AASP, não compactuam com práticas violadoras da Constituição e exigem respeito à cidadania.


Conselho Diretor

AASP - Associação dos Advogados de São Paulo
______________

Patrocínio

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...