MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Francenildo Costa conta sua versão dos fatos na OAB/SP

Francenildo Costa conta sua versão dos fatos na OAB/SP

Da Redação

terça-feira, 28 de março de 2006

Atualizado às 08:05


Francenildo Costa conta sua versão dos fatos na OAB/SP


O caseiro Francenildo dos Santos Costa - que afirmou ter visto o ministro da Fazenda Antônio Palocci em uma casa em Brasília usada para distribuição de propina e que teve seu sigilo bancário irregularmente quebrado - participa na próxima quinta-feira (30/3), às 11h, no Salão Nobre da OAB/SP (Praça da Sé, 385, 1° andar), de um ato público."Francenildo passou de testemunha a acusado e viu seus direitos desrespeitados e foi desqualificado como testemunha e até intimidado. O povo brasileiro clama pela verdade, por investigações céleres, aprofundadas e transparentes, dentro dos limites da lei, refutando toda e qualquer forma de impunidade, principalmente dos agentes públicos. A OAB/SP e o Movimento da Indignação à Ação abrem espaço para que Francenildo exponha publicamente à sociedade sua versão integral dos fatos", afirma o presidente da OAB/SP.


Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo em 14 de março, o caseiro contou que a mansão, no Lago Sul, alugada por Vladimir Poleto - ex-assessor da prefeitura de Ribeirão Preto, era usada para organizar a distribuição de dinheiro e que o ministro esteve no local diversas vezes (entre 10 e 20, segundo ele) dirigindo um Peugeot prata. A casa era também palco de festas com a presença de garotas de programa contratados por Jeany Mary Corner.


O caseiro diz ter presenciado malas e maços de dinheiro administrado por Poleto, dinheiro esse enviado de São Paulo por Rogério Buratti, secretário de governo de Palocci em seu primeiro mandato de prefeito em Ribeirão. O imóvel foi usado por um período de oito meses, até o início de 2004.


Francenildo foi à Polícia Federal prestar depoimento e foi convidado a comparecer à CPI dos Bingos no dia 16 de março para confirmar o que havia dito em entrevistas, Francenildo foi impedido de falar por um pedido do PT acolhido pelo ministro Cezar Peluso, do Supremo Tribunal Federal, suspendendo o depoimento. Dois dias após a tentativa fracassada de falar na CPI, dados bancários da conta de Francenildo na Caixa Econômica Federal foram divulgados pela imprensa. Os extratos bancários mostravam que o caseiro havia recebido R$ 30 mil em depósitos desde janeiro.


O Ato Público, que irá reunir advogados, políticos e representantes de diversos segmentos da sociedade civil foi convocado pelo movimento Da Indignação à Ação, coordenado pelo jurista Miguel Reale Jr, em parceria com o movimento Pró-Congresso, com apoio da OAB/SP.
_____________


Patrocínio

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...