MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio da obra "A Justiça na Sociedade do Espetáculo"
Promoção

Resultado do sorteio da obra "A Justiça na Sociedade do Espetáculo"

O autor consegue traduzir o "juridiquês" para o "leiguês", de forma que os seus artigos, além da informação altamente qualificada, são de fácil compreensão.

Da Redação

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Atualizado em 22 de setembro de 2015 10:04

De autoria do advogado Pedro Estevam Alves Pinto Serrano, da banca Teixeira Ferreira e Serrano Advogados, o livro "A Justiça na Sociedade do Espetáculo" (Alameda - 451p.) reúne os seus principais artigos publicados na mídia e envolve três grandes temas : o Judiciário como fonte de exceção e não do Direito; o processo e a defesa das liberdades públicas.

A obra é uma coletânea de 130 artigos selecionados entre os inúmeros que ele escreveu ao longo de uma década e que foram publicados na imprensa brasileira.

O autor organizou os artigos em três grandes grupos: As maiorias discriminadas e excluídas, acertos e contradições de um sistema em movimento e Judiciário e cidadania. "Todos expõem de maneira clara minhas posições sobre questões do dia a dia do Direito e da Justiça, numa sociedade em que o espetáculo muitas vezes distorce e atrapalha a compreensão a fundo dos fatos e das posições dos indivíduos, dos políticos e dos operadores do Direito", afirma Pedro Serrano.

Nas verdadeiras lições registradas em cada um dos artigos, o autor opina sobre questões inseridas em debates públicos, como a descriminalização das drogas, linchamento de suspeitos do cometimentos de crimes, violência contra a mulher, direito das minorias, anencefalia, anistia e tortura, reforma política, julgamento da AP 470.

Um exemplo de preocupação do autor em analisar situações concretas e aprofundar o debate em questões mal compreendidas está no artigo sobre redução da maioridade penal de 18 para 16 anos. Ali, ele observa que a defesa da medida contraria as estatísticas que apontam a participação de crianças e adolescentes em menos de 1% dos crimes praticados no país.

Sobre o autor :

Pedro Estevam Alves Pinto Serrano é advogado da banca Teixeira Ferreira e Serrano Advogados. Pós-doutor pela Faculdade de Direito de Lisboa e doutor e mestre em Direito de Estado pela PUC/SP. Professor de Direito Constitucional na PUC/SP.

__________

Ganhador:

  • Arnaldo Bezerra Chagas, advogado em Niterói/RJ

__________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...