MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Luciana Farias é eleita "advogada do ano" na OAB de Suzano/SP

Luciana Farias é eleita "advogada do ano" na OAB de Suzano/SP

A entrega da homenagem será realizada na Câmara Municipal de Suzano, em dezembro.

Da Redação

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Atualizado às 07:50

Primeira mulher a presidir a diretoria do Conselho Federal do IAPE - Instituto dos Advogados Previdenciários e primeira profissional de Direito do Alto Tietê a ser conduzida ao cargo, suzanense foi escolhida por seu órgão de classe como Destaque de 2015, pelos relevantes serviços prestados e representatividade nacional; entrega do título acontece na Câmara Municipal de Suzano, em dezembro, durante sessão solene que vai homenagear os melhores do ano em diversos segmentos.

A presidente da diretoria do Conselho Federal do Instituto dos Advogados Previdenciários (IAPE), Luciana Moraes de Farias, foi eleita "Advogada do Ano" pela 55ª subsecção da OAB - Suzano/SP. Primeira mulher a presidir o IAPE e primeira profissional de Direito do Alto Tietê a ser conduzida ao cargo, a suzanense foi escolhida por seu órgão de classe pelos relevantes serviços prestados e pela representatividade nacional que conquistou desde que foi empossada, em junho deste ano, para o mandato 2015/2017. A entrega da homenagem será realizada na Câmara Municipal de Suzano (rua Paraná, 127, Centro), em dezembro, durante sessão solene que vai reconhecer os melhores do ano em diversos segmentos.

A linha de frente da OAB Suzano indicou os advogados de Suzano que se destacaram no decorrer de 2015 em suas atuações para concorrem ao título. A votação por parte dos associados ocorreu a poucos dias, favorecendo Luciana, que, apesar de há tempos ter vasto currículo e expressivo trânsito nas subsecções de toda a região e de outros estados brasileiros, há quatro meses despontou como presidente do IAPE, entidade de Direito Social que tem 12 anos de existência e mais de 3 mil membros. Com a definição do "Advogada do Ano", a OAB comunicou Luciana e a Casa de Leis suzanense, que ainda vai agendar a data e o horário para a outorga do título.

Filha dos advogados aposentados Luiz Augusto de Farias e Ana Maria Moraes de Farias e irmã do advogado Luiz Augusto Moraes de Farias, Luciana trabalha na área há 15 anos. Graduou-se em Direito, pela Universidade Braz Cubas (UBC), em 1999, e tem especialização em Processo Civil, pela PUC/SP, bem como em Previdência, pela Escola Superior de Direito (ESP).

Ainda na PUC, a profissional cursou Mestrado em Direito Previdenciário e, na Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (Adesg), frequentou o curso Política e Estratégia. Luciana ainda é professora de graduação na União das Instituições de Ensino de São Paulo (Uniesp) de Suzano e de pós-graduação, palestrante do Departamento de Cultura e Eventos da OAB São Paulo e coordenadora de pós-graduação e do curso de extensão em Direito Previdenciário e do Trabalho em vários estados brasileiros. Autora do livro "Auxílio-Acidente" e de diversos artigos jurídicos, a profissional diz que ser escolhida por sua categoria como "Advogada do Ano" é uma honra:

"Desde que me tornei presidente do IAPE, não tenho parado um só segundo. Estou em constante visita às unidades descentralizadas da entidade espalhadas por todo o País, ministro cursos, palestras e workshops. Ainda tem o trabalho que desenvolvo no escritório de Advocacia da minha família e as aulas que dou em faculdades. Com esse reconhecido por parte da OAB, que me representa legitimamente, me sinto orgulhosa. Sem contar que trata-se de uma homenagem na minha cidade, oferecida pela minha subsecção e que será abrigada na Câmara Municipal. Estou muito feliz", observa Luciana.

Todos os anos, o Poder Legislativo suzanense promove a sessão solene de outorga do título de Honra ao Mérito aos profissionais que se destacaram em seus segmentos. Várias categorias são contempladas, incluindo as que abarcam médico, cirurgião-dentista, advogado, engenheiro, servidor público, parlamentar, professor, artista, jornalista, entre outros. Os homenageados são indicados à Casa de Leis por suas entidades de classe, que levam em consideração os serviços desenvolvidos e a representatividade.