MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. STJ garante inviolabilidade do parecer de advogada pública
Criminalização

STJ garante inviolabilidade do parecer de advogada pública

Procuradora foi alvo de ação civil pública, acusada de improbidade administrativa.

Da Redação

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Atualizado às 07:47

A 1ª turma deu parcial provimento a recurso de uma procuradora municipal, alvo de ação de improbidade envolvendo a emissão de pareceres jurídicos, e restabeleceu a sentença que rejeitou liminarmente a inicial em relação à recorrida.

No caso, segundo o relator, ministro Benedito Gonçalves, embora o tribunal de origem tenha consignado o provável equívoco do parecer técnico, não demonstrou indícios mínimos de que tenha sido redigido com erro grosseiro ou má-fé.

"A existência de indícios de irregularidade no procedimento licitatório não pode, por si só, justificar o recebimento na inicial contra a parecerista, mesmo nos casos em que houve a emissão de parecer opinativo equivocado. (...) O parecerista está albergado pela inviolabilidade de seus atos, o que garante o legítimo exercício da profissão, nos termos do art. 2º, § 3º, da lei 8.906."

O presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, se pronunciou a respeito da questão. "Não podemos e nem vamos permitir tentativas de criminalização de pareceres dos advogados públicos. Ele não pode ser responsabilizado por ter opinião divergente e muito menos é cabível que se sancione o procurador por descumprimento de ordem judicial contra o órgão."

Patrocínio

Patrocínio Migalhas