MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Ação de banco que pedia para que sindicato não obstruísse vias de acesso é extinta
Direito de greve

Ação de banco que pedia para que sindicato não obstruísse vias de acesso é extinta

Segundo juízo da 2ª vara do Trabalho de Limeira/SP, tentativa do autor é apenas burlar e impedir o direito de greve dos seus empregados.

Da Redação

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Atualizado às 07:31

O juiz do Trabalho Substituto Pablo Souza Rocha, da 2ª vara do Trabalho de Limeira/SP, extinguiu sem resolução de mérito ação de interdito possessório ajuizada pelo HSBC, na qual o banco pedia para que o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários e Financeiros de Limeira se abstivesse de obstruir as vias de acesso às agências, retirando as faixas e cartazes e todos os aparatos que impeçam a livre circulação de pessoas.

Na decisão, o magistrado esclarece que o que se demanda por meio dessas ações possessórias é a declaração tergiversa de abuso ou ilegalidade dos atos de greve, o que demonstra a inadequação da via utilizada.

"Isto porque, a legislação constitucional (art. 9º) e infraconstitucional (lei 7.783/89) já cumpre papel duplo de conformação e restrição da greve, atribuindo responsabilidade àqueles que praticarem abusos. Desse modo, não cabe ao Poder Judiciário a sobreposição ou acúmulo dessas restrições, sob pena de frustrar a realização do direito de resistência da classe trabalhadora, essencial para o equilíbrio entre o capital e o trabalho."

Ainda segundo o magistrado é possível observar, pela própria peça, que os manifestantes estão em frente à sede da empresa e não no seu interior, "de modo que não há nenhum indício de que o direito de propriedade esteja sendo violado, sendo outra a ótica pelo qual se pretende a tutela".

"A tentativa do autor é apenas burlar e impedir o direito de greve dos seus empregados por meio da obtenção de uma ordem judicial genérica que permita colocar todos os empregados sob um verdadeiro temor".

O escritório Loguercio, Beiro e Surian Sociedade de Advogados atuou na causa.

  • Processo: 0011922-78.2015.5.15.0128

Confira a decisão.

__________________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA