MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STF reconhece repercussão geral de prestação de serviço de transporte público sem licitação
Plenário virtual

STF reconhece repercussão geral de prestação de serviço de transporte público sem licitação

Recurso discute se a modalidade afronta o artigo 175 da CF.

Da Redação

segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Atualizado em 30 de outubro de 2015 14:09

O plenário virtual do STF reconheceu a repercussão geral do tema tratado no ARExt 743.485, em que se questiona a prestação de serviço público de transporte coletivo mediante simples credenciamento, sem licitação.

No caso, o processo discute se a modalidade afronta o artigo 175 da CF, segundo o qual cabe ao Poder Público prestar serviços públicos diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, sempre através de licitação.

O recurso teve origem em ação ajuizada pelo Consórcio Intermunicipal da Bacia do Juquery contra a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de SP na qual buscou a nulidade de dispositivos de contrato relativos à reserva técnica operacional do poder concedente e aos Operadores Regionais Coletivos Autônomos.

O juízo de 1º grau admitiu o município de Itapevi como assistente litisconsorcial da parte autora e, como terceiros prejudicados, o Estado de SP e dezenas de motoristas contratados pela EMTU/SP para prestar serviços de transporte coletivo de passageiro pelo sistema ORCA.

A sentença julgou procedente o pedido para anular as cláusulas questionadas sobre a reserva técnica operacional em situações de normalidade, com a consequente paralisação da atividade dos condutores regionais coletivos autônomos. O juízo concluiu que a contratação dos ORCAs sem licitação e sem aprovação dos municípios envolvidos é válida apenas em casos de emergência, pois retira dos entes locais a competência para fiscalizar o transporte coletivo.

No TJ/SP, as apelações foram providas para reformar a decisão de 1º grau. A Corte paulista entendeu serem constitucionais as normas estaduais que disciplinaram o transporte metropolitano e criaram o sistema ORCA, destacando que o sistema subsiste há anos atendendo a milhares de pessoas, e cuja ausência acarretaria o colapso dos transportes coletivos metropolitanos.

Manifestação

Ao se manifestar pelo reconhecimento da repercussão geral, o ministro Marco Aurélio assinalou que a controvérsia deve ser apreciada pelo Supremo, definindo-se o alcance das normas em tela.

"Cumpre ao guarda maior da Constituição Federal elucidar, ante o preceito do artigo 175 da Carta da República, se a prestação de serviço público de transporte coletivo pode ser incrementada mediante simples credenciamento de terceiros, sem licitação."

Confira a manifestação.