MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Juízo deve expedir ofícios para localizar bens passíveis de garantia da execução trabalhista
Justiça do Trabalho

Juízo deve expedir ofícios para localizar bens passíveis de garantia da execução trabalhista

O TRT determinou consulta a empresas de previdência privada em busca por bens.

Da Redação

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Atualizado em 19 de novembro de 2015 09:49

A 4ª turma do TRT da 2ª região deu provimento a agravo para determinar a expedição de ofício à Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização e à Superintendência de Seguros Privados. O juízo de 1º grau havia indeferido o pedido justificando caber à autora indicar meios eficazes ao prosseguimento da execução, por já ter expedido os ofícios de praxe, sem sucesso para localização de bens dos executados.

A agravante afirmou que, diante do caráter sigiloso das informações em poder das empresas de previdência privada, não pod obtê-las.

A desembargadora relatora, Ivete Ribeiro, ressaltou de início que tanto o julgador como os litigantes devem buscar meios à satisfação do crédito trabalhista. E, assim, caberia ao juízo de origem determinar a expedição dos ofícios requeridos para que sejam localizados bens dos sócios passíveis de garantia da execução.

"No caso, inobstante a expedição de ofícios de praxe pela Instância primária, as tentativas de localização de bens restaram infrutíferas. Considerando, ainda, que alguns órgãos não atendem aos pedidos efetuados diretamente por particulares, justifica-se a intervenção do Judiciário para satisfação do provimento judicial."

A relatora ainda afirmou que os valores investidos em títulos de capitalização e planos de previdência privada, caso penhorados, podem levar à satisfação do débito executado, mesmo em se tratando de reservas de médio ou longo prazo, uma vez que há possibilidade de resgate antecipado.

"Ademais, a impenhorabilidade não atinge as contribuições destinadas aos planos de previdência privada, de acordo com o artigo 649 do CPC, eis que não se destinam à subsistência do devedor."

Os trabalhadores foram assistidos pelo departamento jurídico do Sinthoresp.

  • Processo: 0265700-38.1995.5.02.0064

_____________

SINTHORESP