MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Ribeiro Dantas, relator da Lava Jato no STJ, vota pela liberdade de condenado até trânsito em julgado
HC

Ribeiro Dantas, relator da Lava Jato no STJ, vota pela liberdade de condenado até trânsito em julgado

O presidente da 5ª turma, ministro Fischer, pediu vista.

Da Redação

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Atualizado às 14:45

O ministro Ribeiro Dantas, relator da Lava Jato na 5ª turma do STJ, proferiu voto favorável ao publicitário Ricardo Hoffmann, para que aguarde em liberdade o trânsito em julgado da sentença condenatória de doze anos e dez meses de reclusão em regime fechado.

Ribeiro Dantas, que sucedeu o desembargador convocado Newton Trisotto no colegiado, entendeu ausente qualquer respaldo empírico à constituição da prisão preventiva. "A medida extrema exauriu sua finalidade cautelar." O relator lembrou que até o MPF, no juízo de 1º grau, se manifestou de forma favorável ao pleito da defesa.

Hoffmann foi preso na 11ª fase da operação Lava Jato, e o juiz Federal Sérgio Moro, da 13ª vara de Curitiba/PR, condenou-o por corrupção ativa e lavagem de dinheiro. O publicitário teria pago propina ao deputado André Vargas, então vice-presidente da Câmara. Tanto Moro quanto o TRF da 4ª região haviam negado o habeas corpus em favor de Ricardo Hoffmann.

Por fim, ainda que não tenha conhecido do HC, o ministro Ribeiro Dantas concedeu de ofício a ordem para assegurar que aguarde em liberdade o trânsito em julgado da sentença condenatória, com as medidas cautelares diversas, especialmente o monitoramento eletrônico e a proibição de se ausentar do país, com a entrega do passaporte.

Logo após, o ministro Felix Fischer pediu vista do processo.

  • Processo relacionado: HC 331.829

Patrocínio

Patrocínio Migalhas