MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Tribunal Internacional de Crimes de Guerra em Haia diz que Milosevic morreu de causas naturais

Tribunal Internacional de Crimes de Guerra em Haia diz que Milosevic morreu de causas naturais

Da Redação

quinta-feira, 6 de abril de 2006

Atualizado às 09:02


Tribunal Internacional de Crimes de Guerra em Haia diz que Milosevic morreu de causas naturais

O ex-líder da antiga Iugoslávia Slobodan Milosevic morreu de causas naturais, segundo uma nota divulgada nesta quarta-feira pelos promotores do Tribunal Internacional de Crimes de Guerra em Haia que investigaram sua morte


"(Milosevic) morreu de causa natural e não há indicação de que sua morte tenha sido resultado de um crime", disse a nota. "Durante a autópsia, foram diagnosticadas doenças cardíacas sérias. Não existem sinais de violência."


Milosevic foi encontrado morto em sua cela em Haia, no dia 11 de março.


Logo após sua morte, o advogado de Milosevic, Zdenko Tomanovic, afirmou temer que o ex-presidente havia sido envenenado.


Genocídio


Milosevic chegou a escrever sobre isso em uma carta ao governo da Rússia na qual ele reclamava do "tratamento inadequado" que vinha recebendo e pedia para receber cuidados médicos em Moscou.


O toxicólogo holandês Donald Uges, que examinou Milosevic duas semanas antes de sua morte, disse ter encontrado traços de rifampicina, um antibiótico forte, em seu sangue. A droga é usada para tratar tuberculose e hanseníase.


Os resultados preliminares da autópsia sugeriam, entretanto, que Milosevic havia morrido em decorrência de um ataque cardíaco, aos 64 anos de idade.


Slobodan Milosevic era acusado de crimes de guerra, genocídio e crimes contra a humanidade pelo papel que teve liderando a Sérvia durante as guerras na Bósnia, na Croácia e no Kosovo, nos anos 90.
__________________

Fonte: BBC