MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Não cabe homologação de sentença arbitral suspensa ou anulada por órgão judicial do país estrangeiro
STJ

Não cabe homologação de sentença arbitral suspensa ou anulada por órgão judicial do país estrangeiro

Decisão unânime é da Corte Especial do STJ.

Da Redação

quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Atualizado às 18:38

A Corte Especial do STJ, em decisão unânime, indeferiu o pedido de homologação de sentença estrangeira que foi anulada por decisão judicial do país em que a sentença arbitral foi prolatada.

No caso em análise, o órgão judicial da Argentina anulou a sentença arbitral em dezembro de 2010 em decorrência de recurso de nulidade tanto da requerente da homologação no STJ quanto da requerida. A decisão judicial transitou em julgado.

O colegiado seguiu o voto do relator, ministro Jorge Mussi, que citou diferentes convenções das quais o país é signatário, doutrina e a lei de arbitragem para concluir pelo "não cabimento da homologação de sentença arbitral suspensa ou anulada por órgão judicial do país em que a sentença arbitral foi anulada".

Mussi destacou que o processo homologatório não confere eficácia à sentença estrangeira, não serve para retirar vício ou alterar decisão do órgão diverso acerca da mesma.

"Sendo nula a sentença arbitral na Argentina, por causa de decisão judicial lá prolatada, resta impossibilitada sua homologação no Brasil."

Patrocínio

Patrocínio Migalhas