MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Trancada ação penal contra advogado que emitiu parecer incorreto sobre dispensa de licitação
Licitação

Trancada ação penal contra advogado que emitiu parecer incorreto sobre dispensa de licitação

TJ/SP considerou que, apesar de o parecer não ter sido correto, não há indícios de dolo na conduta do causídico.

Da Redação

sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Atualizado às 07:57

A 10ª câmara de Direito Criminal do TJ/SP concedeu HC para determinar o trancamento de ação penal com relação ao advogado Flávio Henrique de Moraes.

O causídico foi denunciado com incurso nas penas do art. 89, caput, da lei 8.666/93, em razão de ter emitido parecer no sentido de que seria inexigível a realização de licitação para contratação dos festejos carnavalescos da cidade de Ferraz de Vasconcelos, no ano de 2008.

De acordo com os autos em 3/1/08, o município firmou contrato com a OSCIP UNESF - União das Escolas de Samba e Blocos Ferrazense, sem realizar licitação, para administração dos festejos carnavalescos da cidade. No dia seguinte, o advogado, na qualidade de secretário municipal de assuntos jurídicos de Ferraz de Vasconcelos, exarou parecer no sentido de que seria inexigível a realização de licitação. Ocorre que o TCE/SP considerou, posteriormente, que não se tratava de hipótese de inexigibilidade de licitação.

Em análise do caso, o relator, desembargador Fábio Gouvêa, considerou que a conduta do paciente é atípica. Isso porque, apesar de o parecer não ter sido correto, o magistrado não verificou "indícios de que ele [advogado] o tenha exarado com o dolo de favorecer a OSCIP contratada".

"E, ainda que o tivesse feito, o fato é que quando o paciente praticou a conduta apontada como criminosa o delito já estava consumado, pois a licitação já havia sido dispensada pelo Poder Público para aquele contrato, que já havia sido firmado sem que ela fosse realizada. Assim, tratar-se-ia a conduta de hipótese de crime impossível, por absoluta impropriedade do objeto."

Os advogados Átila Pimenta Coelho Machado, Leonardo Leal Peret Antunes e Maria Carolina de Moraes Ferreira, do MCP| advogados - Machado, Castro e Peret, atuaram na causa pelo paciente.

Confira a decisão.

____________


Patrocínio

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...