MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Governança Corporativa e o exercício do voto nas S.A.

Governança Corporativa e o exercício do voto nas S.A.

Migalhas sorteia exemplar da obra

Da Redação

terça-feira, 22 de julho de 2003

Atualizado às 07:10

 

Sorteio de obra

 

Migalhas

sorteia o exemplar da obra "Governança Corporativa e o exercício do voto nas S.A." oferecido pelo autor Paulo Cesar Gonçalvez Simões, do escritório Veirano Advogados.

 

De extremo valor para a literatura jurídica nacional, esta obra vem enriquecer a pesquisa e o estudo na área do Direito Societário, oferecendo uma nova visão sobre tema profundamente relevante a atual como é a Governança Corporativa.

O autor identifica as origens da Governança Corporativa, que se apresenta como uma nova forma de busca da eqüidade no quadro de enfrentamento e conflito constante entre os detentores do poder na empresas de capital aberto e os provedores dos recursos utilizados por essas empresas.

A obra mostra com clareza e objetividade que, nesta área, não se pode simplesmente transplantar para o Brasil práticas adotadas na Inglaterra e nos Estados Unidos da América. É preciso adaptar conceitos e normas alienígenas à realidade brasileira, que é muito diversa daquela encontrada nos países anglo-saxões.

A obra está centrada na discussão da harmonização do equilíbrio de forças entre os detentores do poder nas sociedades anônimas de capital aberto e os acionistas minoritários e até que ponto e de que forma a adoção de boas práticas de Governança Corporativa devem interferir com o exercício do direito de voto.

________________

Ganhador:

 Marcos Augusto Vicentiini Credidio, da DaimlerChrysler do Brasil.

______________