MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. OAB/SP instaura sindicância para avaliar comportamento de advogados de Suzane Von Richthofen

OAB/SP instaura sindicância para avaliar comportamento de advogados de Suzane Von Richthofen

Da Redação

quarta-feira, 12 de abril de 2006

Atualizado às 08:58


OAB/SP instaura sindicância para avaliar comportamento de advogados
de Suzane Von Richthofen


O presidente da OAB/SP - Luiz Flávio Borges D'Urso - afirmou, ontem (11), durante entrevista coletiva concedida na sede da entidade, que a competência para avaliar o comportamento ético dos advogados é uma exclusividade da OAB. Por conta desta prerrogativa, a Seccional paulista da Ordem já instaurou sindicância para investigar o comportamento dos advogados relacionados à entrevista de Suzane Von Richthofen, apresentada pelo programa Fantástico, da Rede Globo, no último domingo. A conclusão dos trabalhos deve ser apresentada no próximo dia 21 de abril.


"Diante da grande repercussão e de todos os desdobramentos que foram ocasionados pela entrevista, acompanhada por advogados, a OAB/SP instaurou uma sindicância que tem como objetivo apurar todo o episódio, não só a conduta dos advogados, mas o conjunto daquele evento e também a conduta dos advogados", diz D'Urso. Esta apuração - segundo D'Urso - consiste num ofício encaminhado à TV Globo solicitando a integra da entrevista, a fita da gravação sem edição, e também a oitiva, a tomada de depoimento dos três advogados, dos dois que patrocinam a causa criminal - Mario Sérgio de Oliveira e Mário de Oliveira Filho - e de Denivaldo Barni, considerado tutor de Suzane Von Richthofen, mas que estava presente no episódio.


Conforme D'Urso, após o levantamento de dados, essa sindicância - que será breve -- trará subsídios para a OAB-SP se posicionar oficialmente sobre a conduta dos advogados. "Se houver, no resultado desta apuração, resquício de qualquer infração ética, a competência para apurar conduta profissional do advogado, no âmbito da ética, é exclusiva do TED (Tribunal de Ética e Disciplina) da OAB/SP. E se houver elementos haverá um processo disciplinar com as garantias da ampla defesa e do contraditório. O exame deste processo pode ser a absolvição ou uma punição disciplinar, mas esse é um segundo momento do processo", explica D'Urso.


"O primeiro momento, que estamos vivendo, é o momento da apuração e esta apuração poderá resultar também numa conclusão de que não houve qualquer sinal de infração ética, mas só o resultado das investigações poderão afirmar", avalia D'Urso. O presidente da OAB/SP também informou o afastamento voluntário dos advogados Mario Sergio de Oliveira e Denivaldo Barni do TED da OAB/SP que, nesta segunda-feira (10), encaminharam oficio se desligando do Tribunal para que a apuração se dê, como deve ser, com absoluta isenção, independência e acima de tudo com serenidade, para que com os resultados, a Seccional possa se posicionar oficialmente sobre o episódio.


De acordo com D'Urso, sindicância foi instaurada e hoje está sendo composta a Comissão que irá trabalhar nesta sindicância. "Se não chegarem até hoje, no início da próxima semana, por causa do feriado, devemos ter essas fitas fornecidas pela TV Globo e imediatamente faremos a tomada de depoimento dos três advogados. A fita na integra é muito importe para tenhamos o contexto geral de tudo. Acredito que até o final da semana que vem teremos a conclusão desta sindicância", diz o presidente da Ordem paulista.
______________

Fonte: OAB/SP