MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. OAB/RJ pede prioridade a gestantes em sustentações orais
Direito da mulher

OAB/RJ pede prioridade a gestantes em sustentações orais

Tribunais de todo Estado foram oficiados.

Da Redação

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Atualizado às 16:54

A diretoria da OAB/RJ, por intermédio de sua procuradoria, encaminhou ofício a todos os tribunais do Estado, solicitando a alteração de seus regimentos internos a fim de que seja assegurada prioridade às advogadas gestantes e lactantes na realização de sustentação oral em julgamentos.

No documento, a Ordem afirma que muitas advogadas são obrigadas a deixar a profissão quando ficam grávidas, pois, "não bastasse o natural estresse forense", muitas vezes, se confrontam "com mais essa dificuldade, consistente na negativa da preferência, ao argumento da falta de previsão legal".

Por isso, a entidade acredita que a medida é necessária "para dar efetividade a direitos constitucionais fundamentais, tais como o da igualdade de homens e mulheres em direitos e obrigações e o do livre exercício da profissão, direitos esses que já vêm sendo seriamente prejudicados ante a inexistência das condições necessárias para que essas profissionais possam desempenhar seu trabalho com dignidade e segurança, no que concerne às diversas dificuldades enfrentadas no período gestacional".

Veja os ofícios:

______________

OAB Seccao RJ

Patrocínio

Patrocínio

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS tem atuação na área empresarial trabalhista

SPENASSATTO ADVOGADOS
SPENASSATTO ADVOGADOS

SPENASSATTO SOCIEDADE DE ADVOGADOS

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram