MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Sala de Audiência analisa projeto de lei que reduz para 16 anos de idade a permissão para dirigir

Sala de Audiência analisa projeto de lei que reduz para 16 anos de idade a permissão para dirigir

Da Redação

quinta-feira, 13 de abril de 2006

Atualizado às 08:54


Sala de Audiência analisa projeto de lei que reduz para 16 anos de idade a permissão para dirigir


Está tramitando na Câmara dos Deputados o projeto de lei que reduz para 16 anos a idade mínima para dirigir. O projeto é de autoria do deputado Albérico Filho, do PMDB do Maranhão, e modifica o Código de Trânsito Brasileiro. O motorista com idade inferior a 18 anos permanece com a habilitação provisória por dois anos.


As implicações dessa alteração serão analisadas pelos convidados do Sala de Audiência, o diretor-técnico do Detran, tenente-coronel João Batista Hoffmeister; o juiz do 2º Juizado da Infância e da Juventude de Porto Alegre José Antônio Daltoé Cezar e a representante do Comitê da Psicologia do Trânsito da Sociedade de Psicologia do Estado Aurinez Rospide Schmitz.


Segundo Daltoé, o Estatuto da Criança e do Adolescente considera que o jovem de 16 anos ainda está em desenvolvimento para poder assumir a direção de um automóvel. Além disso, implicaria redução da imputabilidade penal.


"Para iniciar um processo de habilitação uma das exigências é ser penalmente imputável, o que impede o projeto de prosperar", destaca o tenente-coronel Hoffmeister.


A psicóloga Aurinez faz o alerta: "Será que não estamos com esse projeto legalizando uma situação em que o jovem corra riscos?"


Esses pontos, além de quem responde civil e penalmente pelos eventuais acidentes, a maturidade do jovem, os avanços já alcançados na formação do condutor, serão discutidos no Sala de Audiência deste domingo (16/4), às 19h30, no Canal 20 da NET.
_______________

Fonte: AJURIS

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.