MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio da obra "Centenário José Geraldo Rodrigues de Alckmin"
Promoção

Resultado do sorteio da obra "Centenário José Geraldo Rodrigues de Alckmin"

O Ministro José Geraldo Rodrigues de Alckmin foi uma das mais notáveis figuras da magistratura brasileira no século XX e um dos mais dedicados operadores do Direito de nossa história.

Da Redação

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Atualizado em 5 de fevereiro de 2016 11:09

Uma das mais notáveis figuras da magistratura brasileira no século XX é tema do livro "Centenário José Geraldo Rodrigues de Alckmin" (IASP - 389p.), coordenado pelo ministro do STF por Ricardo Lewandowski, Arnoldo Wald, Ives Gandra da Silva Martins e José Horácio Halfeld Rezende Ribeiro, que retrata o perfil de magistrado e ser humano do jurista.

Alckmin sempre decidiu com justiça, tratando a todos com natural amabilidade, sem procurar aparecer, senão quando rigorosamente necessárias as suas manifestações, jamais desventrando o teor de suas decisões por antecipação ou mesmo depois, com o objetivo de agradar a mídia ou a quem quer que fosse. Para ele, o juiz deveria falar apenas nos autos. Fora dos autos, agia como um ser humano comum, tratando a todos como por todos gostaria de ser tratado, com o respeito necessário e a cordialidade própria de caminheiros temporários pelas estradas da terra.

Não escondia, mas também não revelava, se fosse apenas para atender a curiosidade alheia, suas convicções permanentes, de amor a Deus, à família e a sua missão, na terra. Como magistrado, professor, orientador de pessoas, foi inspirador de obras que têm sido úteis para o país, como o Centro de Extensão Universitária, onde chegou a dar aulas inaugurais. Tudo era tão natural em Alckmin que, por seu exemplo, falava mais do que por suas palavras, embora estas fossem sempre justas, adequadas ao assunto e corretíssimas. Lembrava pensamento do famoso livro do fundador da Universidade de Navarra, São Josemaría Escrivá: "Frei Exemplo é o melhor pregador". E, realmente, seu exemplo de seriedade, neutralidade e disponibilidade, para a família, amigos e pessoas que o procuravam jamais será esquecido. Aliás, foi o primeiro membro casado do Opus Dei no Brasil. Sua trajetória é bastante conhecida, desde as origens, infância e juventude, colégio e estudos superiores na USP, assim como na vida de advogado e de juiz, passando, depois, a juiz de alçada, desembargador, corregedor e Ministro do STF e Vice-Presidente do STF, em todas as funções tendo sido exemplo a ser seguido por seus pares.

As sementes, que deixou na vida familiar, frutificaram na própria carreira de seus filhos, entre eles o ex-Ministro do Tribunal Superior Eleitoral, José Eduardo Rangel de Alckmin, brilhante intelectual, como desejaria o Ministro José Geraldo e sua esposa D. Anita, que sempre lhe deu o apoio que lhe permitiu a inesquecível carreira. O governador de São Paulo, quando estudava medicina na USP, viveu aqueles seis anos na casa de seu tio, o Ministro Alckmin, a quem todos os sobrinhos chamavam carinhosamente de "Tio Zeca". Alckmin foi uma inteligência justa, dedicada a servir a Deus e aos homens e será lembrado, na história da magistratura brasileira, como um homem "Simplesmente Justo". José Geraldo Alckmin foi um autêntico "colecionador de alvoradas", contrapondo-se a quem se intitulava "colecionador de crepúsculos" (Câmara Cascudo), pois suas alvoradas terminaram por auxiliar a descortinar um mundo melhor para o Direito no Brasil.

Sobre os coordenadores :

Ricardo Lewandowski é presidente do STF e associado Honorário do Instituto dos Advogados de São Paulo - IASP.

Arnoldo Wald é sócio do escritório Wald e Associados Advogados e associado Honorário do Instituto dos Advogados de São Paulo - IASP.

Ives Gandra da Silva Martins é sócio da banca Advocacia Gandra Martins e presidente do Colégio de Presidentes do Instituto dos Advogados de São Paulo - IASP.

José Horácio Halfeld Rezende Ribeiro é presidente do Instituto dos Advogados de São Paulo - IASP.

__________

Ganhadora :

Marisa Miuki Kamikawa, de Maringá/PR