MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Negócio jurídico frustrado não impede protesto de cheque
Protesto legítimo

Negócio jurídico frustrado não impede protesto de cheque

Decisão é da 4ª turma do STJ.

Da Redação

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Atualizado às 08:38

Negócio jurídico cancelado não impede que banco proteste cheques. Assim entendeu a 4ª turma do STJ ao negar provimento a REsp de comerciante interposto contra o Banco do Brasil. Ele buscava o reconhecimento da inexigibilidade de débito, além de indenização por danos morais em protesto de títulos feito pela instituição, mesmo após notificação de que negócio foi desfeito.

Negócio frustrado

O caso envolveu um comerciante do Paraná que encomendou diversas mercadorias de uma empresa e parcelou a compra com a emissão de 20 cheques. A empresa, que mantinha contrato de abertura de crédito com o Banco do Brasil para o adiantamento de cheques pós-datados, endossou os títulos de crédito ao banco.

A entrega das mercadorias, entretanto, não foi realizada, e o comerciante decidiu cancelar as compras e os cheques. O Banco do Brasil foi notificado de que o negócio foi desfeito, mas mesmo assim levou os títulos a protesto.

Protesto legítimo

No recurso ao STJ, o comerciante e a empresa alegaram violação ao art.
25 da lei 7.357/85, pois, após o endosso, a empresa solicitou ao banco que não tomasse qualquer medida judicial enquanto as negociações com o cliente ainda estivessem em andamento.

O relator, ministro Luis Felipe Salomão, negou provimento ao recurso. Segundo ele, o protesto foi legítimo e "constitui exercício regular de direito do banco endossatário, pois diz respeito a valores estampados em título de crédito, próprio e autônomo, que, com o endosso, no interesse do endossatário, se desvincula do negócio jurídico subjacente".

O ministro explicou que o interesse social visa proporcionar a ampla circulação dos títulos de crédito, e, no caso, isso ocorreu quando houve o endosso ao banco de boa-fé. Segundo o magistrado, "o cheque endossado - meio cambiário próprio para a transferência dos direitos do título de crédito - se desvincula da sua causa". Acrescentou que o cheque, ao circular, adquire autonomia, tendo em vista a característica da "abstração".

Salomão lembrou, ainda, que o banco não poderia ser privado do direito de se resguardar em relação à prescrição para o ajuizamento da ação de execução, cujo prazo é interrompido com o protesto do título de crédito.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas