MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. OAB/SP quer solução para juízes que não estão observando a carga rápida

OAB/SP quer solução para juízes que não estão observando a carga rápida

Da Redação

segunda-feira, 17 de abril de 2006

Atualizado às 08:22


OAB/SP quer solução para juízes que não estão observando a carga rápida


A OAB/SP, por meio da Comissão Especial de Assuntos do Judiciário da OAB/SP, representada na oportunidade, pela vice-presidente, Marcia Regina Machado Melaré, pelo presidente da Subsecção do Jabaquara, Kozo Denda, e por Fabiano Carvalho, presidente da Comissão de Defesa da Advocacia -Núcleo Civil - esteve reunida como juiz corregedor do Tribunal de Justiça Marco Antonio Botto Muscari nesta quarta-feira (13/4), na sede do TJ, para expor problemas que os advogados vêm enfrentando com o juízes que não querem conceder a carga rápida. "Há magistrados interpretando de forma restritiva o Provimento da Corregedoria 04/06, e não permitindo a retirada dos autos com o fim de fazer cópia reprográfica", explica Melaré.


A Carga rápida foi autorizada pela Corregedoria Geral do TJ, atendendo pedido da OAB/SP desde 15 de março. Pelo Provimento CG n? 04/2006, a retirada dos autos do cartório para fim de extrair cópia reprográfica será por um período de 45 minutos e será viabilizada por meio de simples formulário, que será preenchido e assinado pelo advogado ou estagiário devidamente constituído no processo. O mesmo será inutilizado com a devolução dos autos.


A Comissão recebeu do juiz corregedor a promessa de que será editado um parecer normativo, que não deixará dúvidas sobre o alcance da carga rápida e sua aplicação.


A Comissão também levou duas outras propostas: a criação de mesas mensais de trabalho, integrada por representantes da OAB/SP, Corregedoria, Presidência e Conselho Superior da Magistratura do TJ para avaliar uma pauta de propostas da advocacia, na busca de solução rápida para problemas pontuais.


A comissão, através de Kozo Denda, também se comprometeu a preparar uma minuta de projeto para fixar uma planilha de produtividade dos cartórios. " Embora o TJ tenha contratado a FGV para buscar soluções para a morosidade da Justiça, ainda não se tem como apurar o efetivo trabalho dos cartórios e, portanto, não se pode mensurar a produtividade", explica Kozo Denda. Melaré destaca, ainda, que a Corregedoria se comprometeu a implantar um piloto dessa proposta de mensurar a produtividade da Justiça estadual.
______________


Patrocínio

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...