MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Fachin determina que juízo de origem decida sobre prisão de Luiz Estevão
STF

Fachin determina que juízo de origem decida sobre prisão de Luiz Estevão

Ministro afirmou que cabe à vara de origem examinar e determinar a expedição de mandado de prisão.

Da Redação

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Atualizado às 09:10

O ministro Edson Fachin determinou nesta terça-feira, 23, a remessa ao juízo de origem do pedido do MPF para execução imediata da pena imposta pelo TRF da 3ª região ao ex-senador Luiz Estevão e ao ex-empresário Fábio Monteiro de Barros Filho, condenados por desvio de verbas em obras do Fórum Trabalhista de SP.

O pedido do parquet foi baseado na recente decisão do STF, que permitiu o início do cumprimento da sanção penal privativa de liberdade, após decisão de colegiado de segundo grau confirmatória da condenação.

Ao determinar a remessa da petição à vara de origem, Fachin se baseou no art. 637, do CPP, que estabelece que "o recurso extraordinário não tem efeito suspensivo, e uma vez arrazoados pelo recorrido os autos do traslado, os originais baixarão à primeira instância, para a execução da sentença". Segundo o ministro, essa disposição normativa foi chancelada pela lei 8.038/90 (art. 27 §2º), que regulamentou também "o efeito meramente devolutivo dos recursos às instâncias extraordinárias, e o fez ao instituir normas procedimentais para os processos que especifica, perante o STJ e o STF".

"Impende, pois, remeter a matéria ao juízo de origem a quem cabe examinar e determinar, a tempo e modo, a expedição de mandado de prisão em desfavor do paciente."

Execução já

O ex-senador Luiz Estevão e o ex-empresário Fábio Monteiro de Barros Filho foram condenados em 2006, pelo desvio de verbas públicas destinadas à construção do Fórum Trabalhista em São Paulo. A pena imposta foi de 31 anos de prisão pela prática dos crimes de peculato, corrupção ativa, estelionato, formação de quadrilha e uso de documento falso.

Segundo o MPF, já foram exauridas as instâncias ordinárias e esgotados todos os recursos no STJ. Estando pendente somente a publicação do acordão do STF no qual foi desprovido "agravo regimental nos embargos de declaração no agrado e em recurso extraordinário".

Por isso, requereu com urgência o início da execução da pena.

  • Processo relacionado: RE 851.109

Confira a decisão.

Patrocínio

Patrocínio

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...