MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Resultado do sorteio da obra "Corrupção Política"
Promoção

Resultado do sorteio da obra "Corrupção Política"

No Brasil de tempos em tempos o tema da corrupção adquire maior proeminência, com os escândalos mensalão e Lava Jato.

Da Redação

terça-feira, 8 de março de 2016

Atualizado em 4 de março de 2016 11:14

Com a atual situação brasileira, o livro "Corrupção Política" (Del Rey - 200p.), do juiz de Direito do TJ/SP Glauco Costa Leite, apresenta bem o tema.

"Recentemente dois grandes escândalos têm apresentado grande repercussão no meios político, social e jurídico. O primeiro ficou vulgarmente conhecido como mensalão, e tratava da compra de apoio parlamentar mediante dinheiro ao passo que o segundo, ainda em andamento, denominado operação Lava Jato, reside no suposto pagamento de propina, por grandes empreiteiras, para que conseguissem realizar contratos de altos valores junto à Petrobras. O primeiro se circunscreveu na Ação Penal no 470, que tramitou junto ao Supremo Tribunal Federal, ao passo que o segundo abrange diversos inquéritos e ações penais em andamento na 130 vara Federal de Curitiba, PR, bem como junto ao Supremo Tribunal Federal e Superior Tribunal de Justiça em razão do foro por prerrogativa de função.

A corrupção revela-se como instrumento que promove a degradação do sistema democrático, atingindo as bases das instituições sociais como um todo e gera, em última análise, toda sorte de desigualdade, além de incutir na mentalidade coletiva a sensação de que a aplicação de lei raramente ou nunca atinge aqueles que a transgridem, sobretudo quando estes detêm poderio político e econômico.

Nosso objetivo ao abordar o tema é descobrir se o sistema anticorrupção atualmente existente no Brasil é eficaz no que tange ao combate da corrupção política, bem como quais seriam alguns dos gargalos institucionais que impedem a construção de um sistema mais hígido sob o aspecto da probidade administrativa e política
". O autor

Sobre o autor :

Glauco Costa Leite é juiz de Direito do TJ/SP. Graduado em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo. Mestre em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professor.

__________

Ganhadora :

Lais Ramos da Silva, de Cubatão/SP

__________

Editora Del Rey BH Ltda