MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STF decidirá quarta-feira se integrante do MP pode ser ministro da Justiça
Pauta

STF decidirá quarta-feira se integrante do MP pode ser ministro da Justiça

Está na pauta do plenário ADPF ajuizada contra nomeação do ex-procurador-Geral de Justiça da BA para o cargo de ministro da Justiça.

Da Redação

sexta-feira, 4 de março de 2016

Atualizado às 17:19

O STF julgará na próxima quarta-feira, 9, a ADPF ajuizada pelo Partido Popular Socialista contra nomeação do ex-procurador-Geral de Justiça da BA Wellington César Lima e Silva para o cargo de ministro da Justiça. Para o PPS, a nomeação viola os preceitos fundamentais constitucionais da independência do Ministério Público e a forma federativa de Estado. A relatoria do caso é do ministro Gilmar Mendes.

Na ação, a legenda sustenta que o constituinte de 1988 conferiu autonomia e independência ao MP, conforme previsto no artigo 127, parágrafo 1º, da Constituição. "O parquet não se sujeita a nenhum dos demais Poderes", ressalta o partido, destacando que a independência funcional do MP qualifica-se como preceito fundamental, o que viabiliza a análise da questão por meio de ADPF.

O PPS alega também violação à forma federativa de Estado, na medida em que o ato questionado sujeita um agente público do Estado da Bahia a ser um subordinado da presidente da República. De acordo com o partido, a Constituição Federal estabelece que a única possibilidade de acumulação funcional para membros do Ministério Público é com um cargo de professor.

Quanto a esse ponto, a legenda argumenta que há apenas uma exceção. Os membros do Ministério Público que ingressaram na carreira antes da promulgação da Constituição - 5 de outubro de 1988 - tiveram a possibilidade de optar pelo regime anterior, que permitia a cumulatividade. No entanto, no caso dos autos, o ato contestado nomeou ao cargo de ministro de Estado da Justiça um procurador de Justiça que ingressou na carreira após a promulgação da CF/88, tendo em vista que, conforme o site do Ministério Público da Bahia, ele é membro daquele órgão desde 1991.

Assim, liminarmente, o partido solicita a suspensão da nomeação e, no mérito, a procedência da ADPF para declarar a inconstitucionalidade do exercício de cargo de ministro de Estado por um membro do Ministério Público, bem como declaração de nulidade absoluta do ato de nomeação.

Veja a íntegra da inicial.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas