MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. OAB/SP critica cerceamento de direitos de cidadãos e advogados em ações de benefício previdenciário

OAB/SP critica cerceamento de direitos de cidadãos e advogados em ações de benefício previdenciário

Da Redação

quarta-feira, 19 de abril de 2006

Atualizado às 08:43


OAB/SP critica cerceamento de direitos de cidadãos e advogados em ações de benefício previdenciário


A vice-presidente da OAB/SP, Márcia Regina Melaré e o presidente da Comissão Seguridade Social e Previdência Complementar da Seccional Paulista e do Conselho Federal da OAB, Paulo Pastori, se reuniram ontem, às 16 h, com a presidente do TRF-3, desembargadora Diva Malerbi. A audiência teve caráter informal, porém urgente, para tratar de problemas referentes à liberação do pagamento de ações judiciais de benefício previdenciário pelo Juizado Especial Federal e Justiça Federal de primeira instância.


Segundo Pastori, os advogados constituídos nos autos vêm sendo ilegalmente preteridos, uma vez que a Caixa Econômica Federal vem comunicando, por carta e até telefone, diretamente aos autores da causa a disponibilização dos depósitos pelo Ministério da Previdência. "Pior , vem obrigando as pessoas a abrir conta corrente. Quando isso ocorre, o dinheiro sai no dia seguinte; caso contrário, só sairá mediante agendamento de 10 a 20 dias. Isso é inaceitável , é cerceamento a um direito", afirma Pastori.


O presidente da Comissão de Seguridade também alerta que a CEF não aceita separar os honorários dos advogados, mesmo com petição e comprovação por contrato. " Há também problemas com alguns juizes que estão indeferindo os contratos e exigindo novas procurações, o que constitui uma violação às prerrogativas profissionais", alerta Pastori.


De acordo com Márcia Melaré, a desembargadora Diva Malerbi solicitou à OAB/SP a formalização das críticas e prometeu tomar providências imediatas . Também pediu sugestões para levar ao Conselho de Justiça Federal, que se reúne este mês, para combater o desrespeito aos advogados constituídos nos autos, até porque a OAB Nacional tem assento no Conselho. Pastori sugeriu que o respeito ao advogado no processo pode ficar consignado, fazendo constar no Depósito de Requisição de Pequenos Valores e nos Precatórios nome e dados do advogado.


Também estavam presentes à reunião, o secretário da AASP, Márcio Kayatt, e o presidente os Instituto dos Advogados Previdenciários, Hélio Gustavo Alves
.
___________

Patrocínio

PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA
PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA

Empresa especializada em diligências judiciais e extrajudiciais. Diferenciais: Emissão de Notas Fiscais | Pauta diária de diligências | Eficiência comprovada por nossos clientes | Suporte online, humanizado e contínuo via WhatsApp. Contate-nos: (31) 99263-7616

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...