MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio da obra "O Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares"
Promoção

Resultado do sorteio da obra "O Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares"

O livro tem como objetivo fundamental demonstrar os desafios e dificuldades que permeiam o sucesso completo do tratado.

Da Redação

quarta-feira, 23 de março de 2016

Atualizado em 21 de março de 2016 14:32

A obra "O Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares" (Premius - 183p.), de Mariana Luz Zonari, do escritório Albuquerque Pinto Advogados, analisa as dificuldades que o Protocolo Adicional ao TNP representa, bem como se dedica a seus posteriores tratados, como o de banimento de testes nucleares.

Desde o ano de 1953, quando o então presidente americano Dwight Eisenhower proferiu, perante a Assembleia Geral da ONU, o discurso mundialmente conhecido como Atoms for Peace - onde se admitiu pela primeira vez na história a dualidade de usos da energia nuclear, a comunidade internacional reconhece o risco que este tipo de energia traz para todo o planeta. Contudo, reconheceu-se também, desde então, que, caso este obstáculo fosse ultrapassado, os benefícios da descoberta da energia atômica seriam incontáveis.

Desta forma, o TNP - idealizado para regulamentar a energia nuclear na sua dualidade de usos, objetivando o desarmamento nuclear, a não proliferação de armamentos atômicos e, ao mesmo tempo, o incentivo do uso deste tipo de energia para fins pacíficos - assumiu, em 1968, através de uma "Grande Barganha Diplomática", o enorme desafio de se tornar a solução para a problemática nuclear trazida ao cenário internacional pela Segunda Guerra Mundial e pela Guerra Fria.

Contudo, apesar de ter um regime quase universal, não possuindo abrangência absoluta apenas pela não adesão de Israel, Paquistão e Índia e pela retirada, em 2003, da Coréia do Norte, o TNP tem demonstrado ser um dos tratados internacionais mais polêmicos e controversos da história mundial. Diante deste cenário e no contexto mundial atual do aumento exacerbado da demanda energética como forma de atender às exigências que a vida moderna consumerista impõe, o debate aqui levantado se demonstra não só importante, mas necessário.

Sobre a autora :

Mariana Luz Zonari é advogada do escritório Albuquerque Pinto Advogados. Formada em Direito pela UNIFOR. Pós-graduanda em Direito Empresarial também pela Universidade de Fortaleza. Mestranda em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza.

___________

Ganhadora :

Thamires Ferreira Silva, de Nova Friburgo/RJ

__________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...