MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Agência franqueada dos correios consegue liminar para manter funcionamento
Correios

Agência franqueada dos correios consegue liminar para manter funcionamento

Ato administrativo da ECT pretendia rescindir unilateralmente contrato de franquia postal com a agência franqueada.

Da Redação

terça-feira, 22 de março de 2016

Atualizado às 12:18

Uma agência franqueada dos Correios conseguiu liminar para manter funcionamento dos serviços postais. A decisão é do desembargador Federal Nelton dos Santos, do TRF da 3ª região.

O imbróglio se deu após a ECT rescindir unilateralmente contrato de franquia postal com a agência franqueada dos Correios por suposto descumprimento de obrigação contratual por parte da franqueada.

A agência entrou com ação para anular o ato administrativo de rescisão, e requerendo antecipação dos efeitos de tutela para que fosse obstado o fechamento da agência franqueada até o julgamento final da ação. O pedido foi indeferido em 1ª instância, e a franqueada interpôs recurso a fim de impedir o fechamento da agência.

Na decisão, levando em consideração o interesse público na continuidade do serviço, o desembargador concedeu a antecipação de tutela para determinar a manutenção dos serviços postais.

"Nesse contexto e sabendo-se da proximidade da data prevista para o encerramento, pela agravada, das atividades da agravante; e, mais, do inconveniente de fazer-se cessar o serviço público que vem sendo prestado há anos, o melhor a fazer é, sem dúvida, suspender-se o efeito do ato administrativo combatido até que sobrevenha a sentença. Ante o exposto, defiro o pedido de antecipação dos efeitos da tutela recursal pretendida."

A franqueada foi representada pelo escritório Gaiofato e Galvão Advogados Associados.

Veja a decisão.

____________________