MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Ajufe defende independência do ministro Teori
Lava Jato

Ajufe defende independência do ministro Teori

Ministro sofreu críticas após determinar envio de investigações sobre Lula para STF.

Da Redação

quinta-feira, 24 de março de 2016

Atualizado às 13:32

Na última quinta-feira, 25, a Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil divulgou nota em apoio ao ministro Teori Zavascki, do STF. Ele sofreu críticas após determinar que o juiz Federal Sérgio Moro enviasse ao STF as investigações da Lava Jato que envolvem o ex-presidente Lula.

As críticas ao ministro eram principalmente por parte dos movimentos pró-impeachment. Para estes grupos, a decisão de encaminhar ao STF as investigações teve o objetivo de "proteger" o petista do juiz Moro.

Nos autos, Teori ainda criticou o juiz de primeira instância por tornar públicos grampos de conversas entre Lula e Dilma, a qual tem foro privilegiado.

_____________

Nota pública em razão dos ataques e críticas ao ministro Teori Zavascki

A propósito dos ataques e críticas feitas ao ministro do Supremo Tribunal Federal Teori Zavascki em razão da decisão proferida na Medida Cautelar da Reclamação nª 23.457, a Ajufe reafirma que a construção de uma sociedade livre, justa e solidária exige um Poder Judiciário forte e independente.

Isso somente será possível se for assegurada aos juízes a liberdade para decidir conforme seus entendimentos, devidamente motivados no ordenamento jurídico.

Uma Justiça sem temor é direito de todo cidadão brasileiro e a essência do Estado Democrático de Direito, motivo pelo qual, da mesma forma que defendemos a independência do juiz federal Sérgio Moro, também nos posicionamos pela defesa da independência do Ministro Teori Zavascki. Por essas razões, repudiamos as ameaças e intimidações que lhe estão sendo dirigidas.

Antônio César Bochenek

Presidente da Ajufe

______________

Boneco de Teori

No domingo, 27, o movimento NasRuas ergueu na Av. Paulista, em SP, um boneco do ministro Teori. O inflável mostrava o magistrado usando uma estrela do PT no peito e 'protegendo' a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Batizado de "Teoreco" e "Teoridra", em referência às suas múltiplas cabeças, o boneco tem 13 metros de altura e custou R$ 12 mil —arrecadados por meio doações, segundo a coordenadora do movimento, Carla Zambelli. Ele ficou na avenida, na altura da Al. Pamplona, até o fim desta tarde.


Patrocínio

Patrocínio

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...