MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Banco indenizará homem atingido por bala perdida durante assalto
Responsabilidade

Banco indenizará homem atingido por bala perdida durante assalto

Autor estava em ônibus quando foi atingido por tiro de fuzil. Decisão é da 1ª câmara de Direito Privado do TJ/SP.

Da Redação

segunda-feira, 28 de março de 2016

Atualizado às 07:55

O banco Itaú deverá pagar R$ 70 mil de indenização por danos morais a um homem atingido por tiro de fuzil durante confronto entre assaltantes e seguranças de uma agência.

A 1ª câmara de Direito Privado do TJ/SP também manteve a condenação da instituição ao pagamento de danos materiais, a serem apurados em liquidação de sentença.

Na ação, o autor conta que o incidente ocorreu em fevereiro de 2007, quando retornava para casa de ônibus. Durante o roubo - que, de acordo com os autos, contou com a participação de um dos vigias - foi atingido por uma bala perdida e, após ser encaminhado ao hospital, precisou amputar a perna.

Ao recorrer contra condenação imposta em 1º grau, o Itaú afirmou que não teve como evitar o assalto, consistindo em caso fortuito, e que não responde pelos acontecimentos ocorridos fora de seu estabelecimento, uma vez que nenhum vigilante, cliente ou funcionário ficou ferido, e os tiros trocados ocorreram em via pública.

Segundo relator do recurso, desembargador Alcides Leopoldo e Silva Júnior, o CC (inciso III do art. 932), dispõe que é responsável pela reparação civil "o empregador ou comitente, por seus empregados, serviçais e prepostos, no exercício do trabalho que lhes competir, ou em razão dele".

"Provada a culpa do empregado na esfera penal, se confirmou nestes autos que estava a serviço da empregadora e naquela qualidade concorreu para o dano ao autor, do que resulta a obrigação de indenizar."

O magistrado ainda explicou que o dano moral se caracterizou não apenas pelo ferimento, mas em especial pela amputação de parte do membro inferior, privando o autor de sua normal locomoção e de práticas esportivas, demandando maior esforço em suas atividades habituais.

Confira a decisão.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas