MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Moro pede mobilização da sociedade no combate à corrupção

Moro pede mobilização da sociedade no combate à corrupção

Em palestra ministrada em simpósio no MPF, o juiz afirmou que a Justiça tem papel relevante mas, sozinha, não consegue resolver o problema.

Da Redação

quarta-feira, 30 de março de 2016

Atualizado às 08:55

Em palestra ministrada nesta terça-feira, 29, no MPF em São Paulo, o juiz Federal Sérgio Moro pediu que a sociedade civil se mobilize no combate à corrupção. O magistrado afirmou que a Justiça tem papel relevante, de identificar fatos criminais e estabelecer culpa a partir de provas, mas, sozinha, não consegue resolver o problema.

"É preciso que as outras instituições públicas operem e aprovem leis tendentes a melhorar o sistema de prevenção da corrupção, e que a sociedade civil organizada se mobilize para cobrar as instituições."

A exposição aconteceu no simpósio Lava Jato e Mãos Limpas, organizado pelo MPF. O juiz - que estava acompanhado de pelo menos sete seguranças - não permitiu que sua fala fosse gravada pela imprensa, não deu entrevista e não comentou seu pedido de desculpas apresentado no mesmo dia ao STF por ter autorizado a divulgação de escutas telefônicas entre o ex-presidente Lula e a presidenta Dilma.

Apoio popular

Não é a primeira vez que Moro mobiliza a população em prol do combate à corrupção. Em fevereiro, o juiz fez apelo no mesmo sentido, afirmando ser fundamental a colaboração da sociedade civil para que fossem adiante os casos envolvendo figuras públicas poderosas.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas