MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Uma nova visão do setor postal brasileiro

Uma nova visão do setor postal brasileiro

Da Redação

quarta-feira, 26 de abril de 2006

Atualizado às 08:05


Uma nova visão do setor postal brasileiro


"O governo federal deve continuar prestando o serviço básico postal (como o de entrega de cartas), além de poder prestar também os demais serviços postais (tais como os serviços expressos), sendo que estes devem estar sujeitos à livre concorrência", afirma a advogada do escritório Siqueira Castro Advogados, Maria Neuenschwander Escosteguy Carneiro, que publica este mês pela Editora Lumen Juris o livro "Uma nova visão do setor postal brasileiro", fruto de sua dissertação de mestrado.


Mestre em Regulação e Concorrência pela Universidade Cândido Mendes, a advogada sustenta que, em matéria de serviço postal deve-se separar o "joio do trigo", devendo a União continuar a manter o serviço postal essencial, explorando-o diretamente ou através de concessão ou permissão, e os demais serviços, incluindo o SEDEX, serviços financeiros postais, dentre tantos outros, devem estar sujeitos à concorrência regulada, tal como vem ocorrendo no mundo todo, e não há "quebra de monopólio " , porque não há efetivamente monopólio: o que existe é uma exclusividade do governo para prestação do serviço essencial e não do SEDEX e outros serviços postais.
___________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...