MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Associação Médica pede ao STF suspensão da lei que libera pílula do câncer
Saúde

Associação Médica pede ao STF suspensão da lei que libera pílula do câncer

AMB alega amplo desconhecimento acerca da eficácia e dos efeitos colaterais da substância.

Da Redação

sábado, 16 de abril de 2016

Atualizado às 09:32

A AMB - Associação Médica Brasileira protocolou na sexta-feira, 15, a ADIn 5501 no STF pedindo a suspensão imediata da lei 13.269/16 que autoriza o uso da fosfoetanolamina sintética, conhecida como "pílula do câncer", publicada nesta quinta-feira.

Segundo o coordenador jurídico da AMB, Carlos Michaelis Júnior, a justificativa das ações é "o amplo desconhecimento acerca da eficácia e dos efeitos colaterais da substância, incompatível com o direito à saúde, previsto nos artigos 6º e 196 da CF".

Expectativa

Na ADIn, a entidade de classe observa que a fosfoetanolamina sintética, descoberta na década de 70 por um docente aposentado da USP, teria sido testada unicamente em camundongos, com reação positiva no combate do melanoma neste animal. Devido à expectativa gerada pela substância, milhares de ações judiciais foram apresentadas até a decisão do STF suspendendo sua distribuição. Apesar da ausência de estudos sobre o uso do medicamento em seres humanos, a presidente da República sancionou a lei sem vetos na última quinta-feira, 14.

A AMB argumenta que a "pílula do câncer" não passou pelos testes clínicos em seres humanos, que, de acordo com a lei 6.360/76, são feitos em três fases antes da concessão de registro pela Anvisa. E, segundo a associação, a fosfoetanolamina passou apenas pela fase de testes pré-clínicos de pesquisa necessária para uma substância ser considerada medicamento, e "a permissão de uso de um medicamento cuja toxidade ao organismo humano é desconhecida indubitavelmente caracteriza risco grave à vida e integridade física dos pacientes, direitos tutelados pelo caput do artigo 5° da CF".

Pedido

Os textos solicitam a suspensão imediata dos efeitos da lei, e, no mérito, a declaração de sua inconstitucionalidade, garantindo o conhecimento científico em prol da sociedade e de forma a não gerar falsas expectativas de sucesso no tratamento do câncer, ou comprometer de maneira irresponsável pacientes com reais chances de cura por tratamentos já reconhecidos.

Segundo o presidente da AMB, Florentino Cardoso, a presidente da República ignorou completamente todas as orientações e alertas científicos da AMB, Anvisa, CFM, sociedades médicas, e o rigor científico que a questão requer.

"Não há justificativa racional para assinatura dessa lei pela presidente. Ela está expondo pacientes a um risco desconhecido e aproveitando-se do desespero de alguns para, de maneira demagógica, apresentar falsa solução à desassistência reinante no setor saúde, que só piora ao longo dos anos. Pacientes com câncer estão morrendo por falta de diagnóstico e tratamento, por completa falência do SUS."

Patrocínio

Patrocínio Migalhas