MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Ausência de serviço autoriza demissão por justa de causa de empregado que recusou transferência
Justiça do Trabalho

Ausência de serviço autoriza demissão por justa de causa de empregado que recusou transferência

Decisão é da JT/MG.

Da Redação

quarta-feira, 27 de abril de 2016

Atualizado às 08:39

A juíza do trabalho Raíssa Rodrigues Gomide, da vara do Trabalho de Ponte Nova/MG, confirmou dispensa por justa causa de trabalhador que recusou transferência de local de trabalho.

O empregado que trabalhava para uma empresa de obras e serviços em Congonhas/SP e cidades vizinhas teve sua transferência determinada para a cidade de Conceição do Mato Dentro/MG, sem a sua concordância.

Considerando a conduta da empregadora arbitrária e contrária aos seus interesses, ele se recusou a ser transferido. A empresa, por sua vez, entendendo que a conduta do trabalhador configurava falta grave, tendo em vista a inexistência de serviço na região, o dispensou por justa causa. Inconformado, o trabalhador pediu na Justiça a declaração de nulidade de sua dispensa e o pagamento das verbas rescisórias daí decorrentes.

A julgadora entendeu que a razão estava com a empresa. Como explicou, a legislação prevê a licitude da transferência quando ocorrer a extinção do estabelecimento em que trabalhar o empregado.

Por analogia, entendeu aplicável ao caso o dispositivo legal artigo 469, §2º, da
CLT, já que as consequências da inexistência de trabalho se equiparam às da extinção do estabelecimento.

A juíza levou em conta que a prova testemunhal confirmou a alegação patronal de que obra na qual empregado trabalhava terminou e, justamente por isso, a empresa o transferiu. Assim, entendeu que a recusa do empregado em aceitar a mudança do local de trabalho autoriza a extinção do contrato de trabalho, passível até mesmo de configurar abandono de emprego.

  • Processo: 0000801-54.2015.5.03.0074

Patrocínio

Patrocínio Migalhas