MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TSE aprova envio de força federal para eleição suplementar no Piauí

TSE aprova envio de força federal para eleição suplementar no Piauí

Da Redação

quinta-feira, 27 de abril de 2006

Atualizado às 09:45


TSE aprova envio de força federal para eleição suplementar no Piauí


O TSE aprovou, por unanimidade, o envio de força federal para garantir a normalidade de eleição suplementar no município de Cristalândia do Piauí, no próximo domingo (dia 30), eleição na qual a população local vai eleger novos prefeito e vice-prefeito em substituição aos eleitos em 2004, que tiveram seus mandatos cassados.


A Justiça Eleitoral entendeu que a prefeita Sandra Regina Cavalcante e sua vice Izailde Pereira de Sousa se beneficiaram de artifícios ilícitos para angariar votos nas eleições de 2004, e violaram o Artigo 41-A da Lei Eleitoral 9.504/97. Elas foram acusadas de abuso do poder econômico, que consistiu na troca de bens públicos e material de construção por votos.


Em vista da determinação judicial de cassação dos mandatos e realização de nova eleição para escolher os novos mandatários daquele município, o TRE/PI entendeu que faz-se necessária a presença de força federal para "garantir o livre exercício do voto, a normalidade da votação e apuração do resultado", conforme justificou a desembargadora Eulália Maria Ribeiro Gonçalves.


Ontem o TSE encaminhou ofício à Presidência da República e ao Ministério da Defesa para tramitação urgente do envio das forças solicitadas para conter o "acirramento de ânimos" na comunidade, provocado pela cassação dos mandatos estabelecidos, de acordo com a justificativa do TRE/PI.
___________