MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STF analisa nesta quinta afastamento de Cunha
Eduardo Cunha

STF analisa nesta quinta afastamento de Cunha

Plenário irá julgar ADPF ajuizada pela Rede Sustentabilidade.

Da Redação

quarta-feira, 4 de maio de 2016

Atualizado às 17:38

O ministro Ricardo Lewandowski, presidente do STF, pautou para esta quinta-feira, 5, a ADPF 402, ajuizada pelo partido Rede Sustentabilidade para que Eduardo Cunha seja afastado das funções de presidente da Câmara dos Deputados. O relator da ação é o ministro Marco Aurélio.

A ADPF não estava pautada para a sessão de amanhã, no entanto, no fim da plenária de hoje o ministro Lewandowski comunicou que estava atendendo pedido do relator para que ela fosse colocada em pauta, com base no artigo 21 do regimento interno da Corte.

Na ação, a legenda pede que a Corte confira ao art. 10 da lei 9.882/99 interpretação no sentido de que "a pendência de ação penal já recebida pelo STF é incompatível com o exercício dos cargos em cujas atribuições constitucionais figure a substituição do(a) Presidente da República".

A Rede argumenta que a permanência de Cunha na presidência da Casa caracteriza "inequívoca violação aos referidos preceitos fundamentais". Sustenta que, diante do recebimento da ação penal, caberia à própria Câmara determinar o afastamento do seu presidente. "Na ausência ou omissão do órgão público responsável pela supressão do estado de inconstitucionalidade, abre-se a via da ADPF para o resguardo da Constituição."

"O Presidente da República não pode, no exercício das suas funções, responder a ações penais por crimes comuns. O recebimento pelo STF de denúncia formulada contra o Presidente importa em que seja suspenso de suas funções, pelo prazo de até 180 dias, nos termos do art. 86, § 1º, inciso II, e § 2º, da Constituição Federal. A única exceção ocorre quando se escoa o referido prazo, sem a conclusão do julgamento, hipótese em que o cessa o afastamento, sem prejuízo da continuidade do processo."

O deputado Eduardo Cunha se tornou réu em ação penal, sob acusação de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, no dia 3 de março, quando uma das denúncias da Procuradoria-Geral da República contra o parlamentar foi recebida pelo Supremo.

A ação da Rede foi elaborada pela equipe dos escritórios Barroso Fontelles, Barcellos, Mendonça & Associados e Daniel Sarmento Advogados.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...