MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Questão de concurso da UFSC que abordou antigo CPC não será anulada
Justiça Federal

Questão de concurso da UFSC que abordou antigo CPC não será anulada

TRF da 4ª região negou recurso de candidata.

Da Redação

terça-feira, 17 de maio de 2016

Atualizado às 10:30

A 3ª turma do TRF da 4ª região negou recurso de uma candidata que pretendia a anulação de uma questão do concurso da UFSC para o cargo de professor assistente de Ciências Jurídicas. A candidata questionava a cobrança do CPC de 1973 no certame, contudo, o colegiado entendeu que, embora o edital previsse abordagens sobre o novo CPC, o antigo código também estava contemplado no certame.

Segundo a candidata, a questão número dois da prova admitiria mais de uma resposta certa, tendo ela respondido conforme CPC/2015. Em março, o pedido de liminar foi rejeitado pela 2ª vara Federal de Florianópolis e a autora interpôs agravo de instrumento no Tribunal.

O relator do processo, desembargador Federal Ricardo Teixeira do Valle Pereira, manteve a decisão da primeira instância. De acordo com o magistrado, os temas propostos no edital tinham caráter amplo, e os que abordavam o novo CPC estavam restritos.

"Com se vê, em algumas matérias, realmente, o conteúdo programático fez específica restrição ao novo Código de Processo Civil (conteúdo retro-sublinhado). Noutros, porém, o caráter é amplo. Note-se que no item 20 as matérias são separadas por ponto e vírgula (;) e somente na última há menção ao 'novo Código de Processo Civil'. Destarte, é perfeitamente aplicável ao concurso o atual CPC, ainda em plena vigência e que, como se sabe, mesmo depois da entrada em vigor da Lei 13.105/15, poderá ter excepcional ultratividade (art. 1.047 no NCPC)."

O mérito do caso ainda vai ser apreciado pela Justiça Federal da capital catarinense.

  • Processo: 5011741-41.2016.4.04.0000

Confira a íntegra da decisão.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas