MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Luto no Direito Criminal - Morre Arnaldo Malheiros Filho
Falecimento

Luto no Direito Criminal - Morre Arnaldo Malheiros Filho

Advogado faleceu nesta terça-feira, 24.

Da Redação

terça-feira, 24 de maio de 2016

Atualizado às 17:36

O Direito brasileiro perdeu hoje não um advogado qualquer. Perdeu um baluarte, um líder, um guia a ser seguido.

A tarde desta terça-feira, 24, enlutou a advocacia. Aos 65 anos, faleceu o advogado Arnaldo Malheiros Filho.

Ele estava internado no Hospital Sírio Libanês, em SP, e faleceu em decorrência de complicações de uma cirurgia. O velório será amanhã, a partir das 10h, no Cemitério e Crematório Horto da Paz (rua Horto da Paz, 191, Itapecerica da Serra, SP), onde ocorrerá a cerimônia de cremação às 12h.

Migalheiro de primeira hora, era um dos grandes apoiadores deste site, fato que muito nos honrava. Preocupado com o vernáculo, não raro nos puxava a orelha fazendo apontamentos e sugestões.

A alta Direção deste rotativo falou com ele a última vez no dia 26 de fevereiro. Na ocasião, enviamos encômios por uma entrevista que ele concedeu a uma emissora de televisão. No seu melhor estilo, respondeu-nos dessa forma: "Muito obrigado pela gentilíssima mensagem, coisa de verdadeiro amigo. É um afago na refrega e no ego também."

Unia-nos a amizade ao velho colega das Arcadas, Clóvis Caparaó. Quando de seu falecimento, em 2003, Arnaldo Malheiros Filho enviou a seguinte mensagem:

"Com Clóvis de Caparaó (Migalhas n°751 – 28/8/03 - Morreu "Caparaó") vai-se embora um pedacinho do Largo de São Francisco, naquilo que a Academia tem de melhor: Uma inteligência fulgurante abrigada num espírito inquieto, inconformado e incapaz de concessões ao convencional. Faltam-me palavras para descrever essa singularíssima figura, tão marcante para as turmas que passaram pelo Largo na segunda metade da década de 60 e na primeira da de 70. Seu desempenho na docência, fazendo com que deixe lembranças caras em tantos alunos, as alturas a que elevou a Faculdade de Direito de Franca, mostram que a centelha que todos viam no estudante era a do bom fogo. Muita saudade..." Arnaldo Malheiros Filho

Unia-nos a devoção ao mestre Goffredo da Silva Telles. Unia-nos, sobretudo, a defesa do Estado de Direito.

E como foi profícua, para nós, essa união. Quanto aprendemos com ele!

Fica-nos a saudade. A saudade da inteligência viva, aguçada. Da gentileza, do respeito.

Aos familiares enlutados, em especial ao querido pai, dr, Arnaldo Malheiros, enviamos nosso fraternal abraço.
___________________

Em entrevista à TV Migalhas em 2006, Arnaldo Malheiros Filho falou da importância dos advogados estarem vigilantes nas CPIs. Veja o vídeo:

___________________

Bacharel em Direito pela USP, turma de 1972, realizou pós-graduação em Direito Penal e Processo Penal (USP, 1974).

Malheiros foi conselheiro e diretor da Associação dos Advogados de São Paulo de 1979 a 1983. De 1993 a 1994, foi conselheiro Federal da OAB. Era presidente do Conselho Deliberativo do Instituto de Defesa do Direito de Defesa - IDDD. Também atuou como orientador acadêmico e professor de Direito Penal Econômico no crso de especialização da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas.

___________________



Patrocínio

Patrocínio

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...