MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Ministério Público indica cinco subprocuradores e um procurador para ministro do STJ

Ministério Público indica cinco subprocuradores e um procurador para ministro do STJ

Da Redação

terça-feira, 2 de maio de 2006

Atualizado às 09:12


Ministério Público indica cinco subprocuradores e um procurador para ministro do STJ


Os nomes dos seis candidatos à vaga de ministro do STJ destinada a membro do Ministério Público chegaram ao Tribunal na última sexta-feira. São candidatos os subprocuradores-gerais da República Wagner Gonçalves, goiano; Eitel Santiago Pereira, da Paraíba; Julieta Elizabeth de Albuquerque, do Rio de Janeiro; Antônio Carlos Fonseca da Silva, alagoano; e Wallace de Oliveira Bastos, amazonense, além do procurador da República em Minas Gerais Eugênio Pacelli de Oliveira, atual procurador-regional eleitoral mineiro.


A lista passará pela apreciação do Pleno do STJ que, em votação secreta, reduzirá a relação para três indicados. A sessão do Pleno ainda não está marcada. Os nomes definidos para comporem a lista tríplice serão apresentados ao Presidente da República para escolha e posterior encaminhamento ao Senado Federal, onde também deverá ser confirmado. Só então, o novo ministro do STJ é nomeado.


A vaga destina a membro do MP abriu em razão da aposentadoria do ministro Edson Vidigal, ocorrida em março deste ano. Ainda aguardam nomeação outras três vagas. A relação com quatro nomes de desembargadores para ocuparem as duas vagas destinadas para membro de Tribunais de Justiça está com o Presidente da República há quase dois meses para indicação. Estas foram abertas com as aposentadorias dos ministros Franciulli Netto e Sálvio de Figueiredo.


A outra vaga, decorrente da aposentadoria do ministro José Arnaldo da Fonseca, se destina a membro da OAB. A entidade já encaminhou os nomes dos seis indicados e, no próximo dia 10 de maio, o Pleno do STJ se reúne para reduzir a relação para uma lista tríplice, que seguirá o mesmo caminho das demais.


O STJ é composto por 33 ministros, sendo um terço de magistrados oriundos dos tribunais regionais federais, um terço de desembargadores oriundos dos tribunais de Justiça e um terço, em partes iguais, de advogados e de membros do Ministério Público Federal, estadual e do Distrito Federal, alternadamente.
________________

Patrocínio

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...