MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Ministro Marco Aurélio propõe mudança na ordem de votação do STF
Emenda regimental

Ministro Marco Aurélio propõe mudança na ordem de votação do STF

Mudança possibilita que a ordem de julgamento seja norteada pela distribuição.

Da Redação

sexta-feira, 17 de junho de 2016

Atualizado às 07:12

O ministro Marco Aurélio apresentou, no dia 10, ao ministro presidente do STF, Ricardo Lewandowski, proposta de emenda regimental a fim de modificar o art. 135 do regimento interno da Corte suprema no que concerne ao procedimento de tomada de votos por órgãos judiciários colegiados.

Pela prática atual, findado o debate oral, deve o presidente tomar os votos do relator, do revisor, se houver, e dos outros ministros, na ordem inversa de antiguidade.

A proposta apresentada pelo ministro Marco Aurélio sugere que a tomada de votos seja norteada pela distribuição,
sucedendo-se ao do relator, ou ao do revisor, o voto do ministro que se siga em antiguidade, considerado o último proferido.

"Com isso, evita-se a sobrecarga do integrante mais moderno do Tribunal no caso do - sempre possível - pedido de vista -, além de possibilitar que a ordem de julgamento venha a ser norteada pelo critério da distribuição. Impede-se, na mesma medida, que os membros mais antigos votem quando já formada a maioria sobre a controvérsia alcançada ao Colegiado."

O ministro ainda cita, no ofício, outras Cortes onde é consagrado o critério de alternância, como STJ, TST, TRFs e TJs.

De acordo com o documento, o objetivo da alteração é aprimorar e uniformizar o procedimento consoante à pratica implementada pelos demais órgãos judiciários colegiados do país.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas