MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. União não tem legitimidade para ajuizar ação de improbidade por fatos decorrentes da Lava Jato
Improbidade

União não tem legitimidade para ajuizar ação de improbidade por fatos decorrentes da Lava Jato

Juíza considerou que é a Petrobras a detentora da legitimidade.

Da Redação

terça-feira, 12 de julho de 2016

Atualizado às 11:31

A juíza Federal substituta Ana Carolina Morozowski, da 3ª vara de Curitiba/PR, reconheceu que a União seria parte ilegítima para figurar como autora de ação de improbidade por fatos decorrentes da Operação Lava Jato. "Nota-se que a União, a despeito de ser sócia majoritária da Petrobrás, de fazer regularmente aportes financeiros para ela e possuir interesse econômico no feito, não é a pessoa interessada juridicamente, nem legitimada para a propositura desta ação. Quem detém essa posição é a Petrobrás."

A União objetivava a condenação de empresas (dentre elas a Mendes Júnior Engenharia, a UTC Engenharia, a Construtora Andrade Gutierrez e a Construtora Norberto Odebrecht) a devolverem todo o lucro obtido em seis diferentes contratos firmados com a empresa pública, além de multa de até três vezes o lucro declarado nas avenças.

Segundo a magistrada, no entanto, a despeito de ser sócia majoritária da Petrobrás, a pessoa jurídica interessada para mover ação de improbidade "tem que participar da relação jurídica material que é trazida a juízo, o que não ocorre com a União". Seria, portanto, a própria Petrobrás quem, nos termos do 17, da lei 8.429/92, deteria essa posição.

"Quando a lei diz que pessoa jurídica interessada poderá propor ação de improbidade, quis se referir à pessoa jurídica que detém interesse jurídico no combate ao ato improbo e na reparação do dano ocasionado por ele. Deve haver o interesse jurídico, visto esse como condição da ação, na resolução do conflito que é colocado."

Como a Petrobrás ingressou no polo ativo da demanda, o Juízo federal apenas declinou sua competência a uma das varas cíveis da justiça estadual de Curitiba, em razão de a lide não envolver mais nenhuma das pessoas elencadas no art. 109, I, da Constituição.

"Declaro a União parte ilegítima pra o feito e julgo extinto o processo em relação a ela. Consequentemente, declino da competência para o julgamento e o processamento deste feito, bem como dos feitos distribuídos por dependência a este para uma das varas cíveis da justiça estadual desta capital."

A Odebrecht S/A e a Construtora Norberto Obebrecht S/A são representadas nos autos pelos advogados Guilherme Henrique Magaldi Netto e Antonio Henrique Medeiros Coutinho, sócios do escritório Piquet Carneiro, Magaldi e Guedes Advogados.

  • Processo: 502700147.2015.4.04.7000/PR

Veja a íntegra da decisão.