MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Cerca de mil processos somem do fórum central de Porto Alegre/RS

Cerca de mil processos somem do fórum central de Porto Alegre/RS

Da Redação

sexta-feira, 5 de maio de 2006

Atualizado às 08:05


Cerca de mil processos somem do fórum central de Porto Alegre/RS


Quase mil processos desapareceram do Fórum Central de Porto Alegre provavelmente ao serem transportados ao arquivo judicial da instituição, que funciona em outro prédio. O sumiço ocorreu em outubro, mas o caso só veio à tona agora, depois de uma denúncia da OAB/RS

Segundo o presidente interino da OAB/RS, Bráulio Dinarte da Silva Pinto, a entidade vinha se comunicando com o fórum, por meio de ofícios, para obter cópias de processos relacionados a outro caso, e recebeu, por engano, a cópia do documento da sindicância instaurada pela 10ª Vara Cível.


"Esse documento veio anexado a outras cópias. Dava conta do sumiço de 170 caixas de processos, que, embora extintos, são documentos particulares", disse Pinto.


De acordo com ele, a entidade descobriu o desaparecimento dos processos em abril, providenciou uma cópia do documento e o devolveu ao fórum, informando que abriria investigação para acompanhar o desdobramento do caso.


Uma transportadora terceirizada, cujo nome não foi divulgado ontem pela OAB, estava responsável pelo envio das caixas ao arquivo judicial. "Não há problema no fato de o transporte ser terceirizado porque essa não é uma atividade fim do fórum mesmo, mas é preciso ter cuidado. É até possível que não tenha havido má-fé nesse sumiço. Queremos saber o que aconteceu e se será possível localizar esses documentos."


A reportagem não conseguiu localizar o responsável pelo fórum ontem para comentar o caso
_____________