MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Professor indenizará alunos por acusação de plágio e conduta inadequada
Danos morais

Professor indenizará alunos por acusação de plágio e conduta inadequada

Montante foi fixado em R$ 75 mil.

Da Redação

quarta-feira, 20 de julho de 2016

Atualizado às 07:02

Um professor e uma universidade paulista terão de pagar, solidariamente, R$ 75 mil de indenização por danos morais a três alunos ofendidos e acusados de plágio durante apresentação do trabalho de conclusão do curso de engenharia. Decisão é do juiz de Direito Guilherme Ferreira da Cruz, da 45ª vara Cível Central de SP.

Os alunos afirmaram que, em meio a considerações enérgicas e palavrões na frente de seus familiares, foram acusados pelo professor de plágio porque não acrescentaram a fonte citada ao capítulo das referências bibliográficas e receberam nota zero. Já o docente alegou que cada aluno teria entendido o que foi falado de acordo com sua própria sensibilidade e o grupo foi aprovado ao final, pois a banca, formada por três docentes, deu nota média suficiente para aprovação.

Em sua decisão, o magistrado afirma que a conduta do professor foi exagerada e incompatível com aquele que ostenta a função de educador.

"Não é esse o linguajar que se espera de um professor universitário, certamente acostumado com a vida acadêmica, pois se assim não fosse - acredita-se - não seria ele coordenador do curso de engenharia civil."

A sentença também fala sobre o exagero da acusação de plágio.

"O tema do plágio passa longe - mas muito longe mesmo - de uma incongruência bibliográfica como a retratada, em que se lê - em bom português - a referência à fonte de consulta".

O magistrado ponderou também que a "universidade, ao menos neste caso, se conduziu de modo baralhado, sem nenhum controle de procedimentos acadêmicos importantíssimos, permitindo - por incrível que pareça - o lançamento retroativo de nota".

Informações: TJ/SP

Patrocínio

Patrocínio Migalhas