MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Sindicato processa McDonald´s e Senac por contratação irregular de menores aprendizes
Ação trabalhista

Sindicato processa McDonald´s e Senac por contratação irregular de menores aprendizes

De acordo com o Sinthoresp, rede não cumpre legislação; SENAC também foi denunciado por falta de fiscalização.

Da Redação

segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Atualizado às 09:26

O Sinthoresp – Sindicato dos Empregados em Hospedagem e Gastronomia de São Paulo e Região ingressou com reclamação trabalhista contra irregularidades na contratação de menores aprendizes pela Arcos Dourados, franqueadora do McDonald's no Brasil. O sindicato denunciou, ainda, o Senac – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, por encaminhar os jovens à rede de fast food sem fiscalizar o cumprimento do contrato de aprendizagem pela empresa.

Atividades insalubres

De acordo com o Sinthoresp, o McDonald's não cumpre as leis que protegem os trabalhadores menores aprendizes no ambiente de trabalho e os coloca na operação de chapas e fritadeiras, além de designá-los para a limpeza interna e externa. Tais atividades, consideradas insalubres, não constam no contrato de aprendizagem firmado com o Senac e são vedadas a menores de idade pela legislação trabalhista.

A ação é resultado da audiência pública sobre o trabalho degradante no McDonald's, realizada em outubro de 2015 na Alesp. Na ocasião, a contratação irregular dos jovens aprendizes foi destacada como uma das práticas perversas da rede de fast food.

Além das irregularidades mencionadas, o Sinthoresp detalha na ação problemas nas contratações, como divergência temporal entre as horas previstas no Contrato de Aprendizagem e o Programa de Aprendizagem; desenvolvimento de atividades no Contrato de Aprendizagem não contempladas no Plano de Aprendizagem; e possibilidade de o aprendiz realizar jornada móvel e variável. Segundo o sindicato, "a contratação de aprendizes é uma possibilidade de inserção do jovem e adolescente no mercado de trabalho, contudo, essa inserção deve atender às finalidades sociais".

"A experiência da aprendizagem não pode ser uma porta da precarização para o mundo do trabalho, considerando-se que esse jovem e adolescente de baixa renda possui ao seu favor o princípio da proteção integral, que lhe garante um direito a uma profissionalização decente".

Cumprimento imediato

Na ação, o Sinthoresp pede que a Arcos Dourados e o Senac sejam obrigados a adequar o regime de contratação de aprendizes às funções descritas no Programa de Aprendizagem. Requer, ainda, a suspensão da contratação de aprendizes até a adequação dos contratos atuais, e que a empresa seja obrigada a não impor a jornada móvel e variável aos aprendizes, sob pena de multa de R$1 mil por dia e por aprendiz em situação irregular.

Por fim, defende que a Arcos Dourados seja condenada ao pagamento de indenização no valor de R$ 150 mil pelo dano moral coletivo causado a toda a sociedade com a violação reiterada da legislação trabalhista que protege os menores aprendizes, devendo a quantia ser revertida aos trabalhadores aprendizes da rede de fast food.

O sindicato pede a concessão de tutela antecipada para que as empresas sejam obrigadas a cumprir imediatamente os pedidos constantes na ação.

______________

SINTHORESP

Patrocínio

Patrocínio

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS tem atuação na área empresarial trabalhista

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...