MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Campanha #ÉdeLei foi lançada na OAB/MT
AASP

Campanha #ÉdeLei foi lançada na OAB/MT

Na mesma oportunidade, a OAB/MT lançou sua campanha "Prerrogativas - uma questão de Justiça".

Da Redação

quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Atualizado às 07:52

Na quinta-feira, 28, o vice-presidente da AASP, Fernando Brandão Whitaker, e o ex-presidente Marcio Kayatt lançaram a campanha de valorização da advocacia #ÉdeLei na seccional da OAB/MT. A solenidade contou com a presença do presidente da OAB/MT, Leonardo Pio da Silva Campos, do vice, Flávio José Ferreira, e de outros diretores, além do secretário-geral adjunto do Conselho Federal da OAB, Ibaneis Rocha Barros Junior, e da conselheira federal da OAB/MT, Gabriela Novis Neves Pereira Lima. Na mesma oportunidade, a OAB/MT lançou sua campanha "Prerrogativas - uma questão de Justiça". Após as manifestações dos dirigentes e lideranças presentes, o professor dos cursos da AASP, Daniel Amorim Assumpção Neves proferiu a palestra "Honorários Advocatícios no Novo CPC". Cerca de 300 advogados lotaram o auditório onde foi realizado o evento.

Em sua manifestação, o presidente Leonardo Pio da Silva Campos enalteceu a iniciativa da AASP e a parceria existente com a OAB/MT. "É fundamental essa parceria. A AASP dispensa comentários. É a maior associação de advogados do Brasil, referência nacional e internacional. Nada melhor do que unir o sistema OAB a esta associação de tamanha envergadura numa luta que não é só da advocacia, mas da sociedade brasileira. Ao valorizar a advocacia, estamos valorizando aqueles que defendemos: os cidadãos. Portanto, valorizar o advogado #ÉdeLei. E aqui na OAB de Mato Grosso prerrogativas são uma questão de Justiça. Em um mundo no qual o advogado exerce sua profissão com autoridade, autonomia e independência quem ganha é a sociedade, no direito da ampla defesa e do contraditório."

Campos também mencionou quais têm sido os casos mais comuns de desrespeito às prerrogativas dos advogados mato-grossenses. "Dificuldade de acesso aos processos, de comunicação com o cliente custodiado em estabelecimento prisional, o Ministério Público que teima em exigir procuração para acesso aos processos que são públicos e falta de urbanidade para o tratamento das autoridades com os advogados são as mais corriqueiras."

Ao fazer uso da palavra, o vice-presidente da AASP, Fernando Brandão Whitaker, fez um breve histórico da campanha #ÉdeLei, lançada no mês de abril, em Campinas, esclarecendo que ela surgiu após pesquisas, relatos, depoimentos e observações. Ele também agradeceu o apoio e engajamento da OAB de Mato Grosso e enalteceu o lançamento da campanha "Prerrogativas - uma questão de Justiça", lembrando que o advogado é o único profissional do Direito que atua em todas as etapas do sistema Judiciário e trabalha ao lado do cidadão, representando-o, defendendo-o, dando voz aos seus direitos.

Segundo Whitaker, atualmente "a profissão enfrenta dificuldades diárias, originadas de um preconceito recorrente e, agora, renovado diante das ações nitidamente coordenadas para restringir o livre exercício da profissão e reprimir o direito de defesa. Dizem que o advogado atrapalha o funcionamento da Justiça; essa visão é um grave equívoco e contraria o que diz a Constituição: O advogado é indispensável à administração da Justiça".

Para o vice-presidente da AASP, nunca se ouviu falar tanto em judicialização, delação, quebra de sigilo, condução coercitiva, habeas corpus e tantos termos que povoam o noticiário. "Igualmente, nunca a advocacia esteve diante de tantas dificuldades que extrapolam, e muito, aquelas naturais do jogo processual: limitações ao direito de defesa, aviltamento de honorários. Enfim, violações diárias às prerrogativas e aos direitos consagrados na lei 8.906 e que asseguram, em resumo, a plenitude da cidadania, representada pelo livre exercício da advocacia."

Whitaker encerrou conclamando todos os presentes a acessarem o site da AASP,
para saber mais sobre a campanha.

Prestigiaram o lançamento das campanhas #ÉdeLei e "Prerrogativas - uma questão de Justiça", entre outras, as seguintes autoridades: Ulisses Rabaneda dos Santos, secretário-geral da OAB/MT; Gisela Cardoso, secretária adjunta da OAB/MT; Helmut Flávio Preza Daltro, tesoureiro da OAB-MT; Felipe Guerra, presidente da Subseção de Sinop; Itallo Gustavo de Almeida Leite, presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Mato Grosso; André Stumpf Jacob Gonçalves, presidente do Tribunal de Prerrogativas da OAB/MT; e Marco Antonio Lorga, diretor da ESA da OAB/MT.


Da esq. para a dir.: Marcio kayatt, Leonardo Pio da Silva Campos e Fernando Brandão Whitaker.

____________________


Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.