MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Conselho de arbitragem da Câmara de Comércio Brasil-Canadá recomenda que partes informem financiamento de terceiros
Mediação e arbitragem

Conselho de arbitragem da Câmara de Comércio Brasil-Canadá recomenda que partes informem financiamento de terceiros

Objetivo é evitar conflito de interesses.

Da Redação

quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Atualizado às 16:25

O Conselho Consultivo do Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CAM-CCBC), recomendou, por meio da resolução administrativa 18/16, que, nas arbitragens administradas pelo Conselho, as partes informem caso haja a existência de financiamento de terceiros.

De acordo com o texto, o objetivo da recomendação é informar e orientar as partes e os árbitros sobre como abordar a existência de financiamento de terceiros em procedimentos arbitrais administrados pelo Conselho, bem como esclarecer o procedimento a ser adotado pelo Conselho nesta hipótese.

Financiamento

Segundo a resolução, considera-se financiamento de terceiro quando uma pessoa, física ou jurídica, que não é parte no procedimento arbitral, provê recursos integrais ou parciais a uma das partes para possibilitar o pagamento dos custos do procedimento arbitral, recebendo em contrapartida uma parcela ou porcentagem de eventuais benefícios auferidos com a sentença arbitral ou acordo.

A recomendação de informação no caso de financiamento de terceiro visa evitar qualquer possibilidade de conflitos interesses. Isto porque, de acordo com a norma, a presença de um terceiro financiador pode gerar dúvida sobre a imparcialidade ou independência dos árbitros, em razão de possível relacionamento prévio entre árbitro e terceiro. Por isso, na informação prestada deverá constar a qualificação completa do financiador.

Procedência

De posse desta informação, o Conselho convidará os árbitros a procederem à checagem de conflito e revelarem qualquer fato que possa gerar dúvida sobre sua independência e imparcialidade. A informação sobre financiamento de terceiro também será fornecida à parte contrária.

____________________

Patrocínio

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...